12.7.07

Estátua em apuros

Ninguém é eleito impunemente no Rio de Janeiro. Nem a estátua do Cristo Redentor. Mal entrou no rol das Sete Maravilhas e já está sob fogo cruzado. Num artigo intitulado "Código Da Vinci", o jornalista investigativo Dan Brown acusa a Estátua de ter um filho fora do casamento. A Abobaji ouviu a estátua (como filho de Dom Bosco e com sete anos de Salesianos nas costas jamais faria uma brincadeira com Cristo, mas com a estátua, sim).

- O Senhor teve um filho fora do casamento com Madalena, como acusa Dan Brown?

Estátua - Não. Trata-se de uma ignomínia a que fui submetido, em torno da qual padeci durante os últimos dois séculos. Mas eu não fugirei a esse calvário.

-Ainda segundo Dan Brown, o Senhor teria pago as despesas da gestante com sobras da campanha contra o Império Romano. Dinheiro recolhido por Judas, uma pequena fortuna estimada em 13 moedas de ouro.

Estátua - Nunca misturei o público com o privado, como tentaram insinuar. E sobre Judas, Eu não nego e não renego minhas amizades. Serve para este episódio e para todos os outros.

-O Senhor vai renunciar?

Estátua - Não. Lutarei contra essa mania de denunciar, de acusar, de julgar e de condenar, antes de ouvir a defesa dos acusados, essa obsessão do inquérito, da devassa, essa complacência no escândalo, na publicação do escândalo, essa precipitação, essa leviandade em atacar e condenar, sem o menor respeito pela justiça e pela verdade, essa sofreguidão, essa impaciência em fazer justiça com as próprias mãos, em dizer a última palavra a respeito de pessoas e dos assuntos em debate, essa atitude moralista e farisaica, pretensiosa e auto-suficiente.

Caso a Estátua do Cristo renuncie, assumirá em seu lugar da a da Liberdade. Mas a posse está confirmada e, por sugestão daqueles dois homens que foram crucificados ao lado Dele, será na Alerj.

fonte: blog do Octavio Guedes, no site do Extra.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin