9.7.07

Hora de dizer adeus

De acordo com os dados da consultoria KPMG, no ano passado foram realizadas 473 transações no Brasil, ante 300 em 2005. Um outro estudo da DBM, consultoria especializada em recolocação de gerentes e diretores, mostra que oito em cada dez executivos perdeu o seu posto de trabalho nos últimos dois anos, depois de ver a companhia se fundir ou ser adquirida pelo concorrente.

Há sete anos, 87% das demissões de executivos aconteciam por atitudes pessoais. Hoje, esse percentual caiu para 32%. Isso porque as empresas estão mais preocupadas com o resultado.

A carreira tem momentos altos e baixos, quando é preciso fazer uma reflexão mais profunda. Parece óbvio, mas um ciclo tem sempre um começo, um processo e um fim. Encerrar um ciclo nem sempre é chegar ao final, mas é negociar a sua saída. Já se falou em ciclos de cinco anos. Com a globalização e a competitividade acirrada, esses ciclos encurtaram para três anos, quando o profissional tem vontade de dar o passo seguinte.

O autoconhecimento é a chave para identificar o fim de um ciclo. Cerca de 80% dos executivos não reconhecem quando estão prontos para uma nova fase.

Caso decida mudar de empresa, uma ótima opção é acionar sua rede de contatos. Dados da DBM apontam que 76% dos profissionais demitidos se recolocam graças às dicas de amigos.

trechos de "Proteja sua carreira", matéria de capa da revista Você S/A.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin