20.7.07

Momento escatológico (6)

Enquanto escrevo estas palavras, a imprensa está eufórica, fazendo a cobertura do PAN no Rio de Janeiro. Entretanto, o único PAN que os brasifaveladinhos do morro do Alemão conhecem é o "pan-pan-pan" dos policiais batendo nas laterais das viaturas enquanto sobem o morro para fazer novos cadáveres. Ah, sim... Os pobrezinhos também conhecem o "ra-ta-ta" das armas automáticas da polícia militar federal que o Lula criou para conter os marginais nas favelas e dar fôlego e lucros aos donos de hotéis na orla marítima durante o PAN.

No Brasil do PAN, o ECA é só mais um capítulo de nossa trágica vocação para legislar, ignorar a lei e mentir para nós mesmos. No futuro, os livros de história dirão que o Brasil do princípio do século 21 era ótimo, muito embora os brasifaveladinhos saibam que o país é a merda que escorre a céu aberto na viela ao lado. Quando éramos crianças, o Brasil já era uma merda e escutávamos que vivíamos no "país do futuro", "ame-o ou deixe-o" e coisa e tal. O futuro chegou e há merda para todos, inclusive para os que nascerão.

Mas não sou um pessimista. Felizmente há uma coisa que o Brasil não pode tirar dos brasileiros: a morte. Quando, enfim, deixarmos de ser brasileiros, teremos a tranqüila companhia dos vermes.

trecho de Brasil do PAN é uma ECA, texto legal do Fábio de Oliveira Ribeiro no Observatório da Imprensa.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin