27.7.07

Nascidos para sofrer

Artigo publicado nesta sexta-feira no jornal alemão Berliner Zeitung diz que o Brasil passou a "se colocar em dúvida" desde o acidente com o Airbus A320 da TAM.

A reportagem fala do que chama a "eterna oscilação (brasileira) entre o sentimento de inferioridade e o otimismo em relação ao progresso", afirmando que a segunda metade da equação foi "abalada" pelo incidente.

"A idéia de progresso está na base da construção da identidade nacional brasileira", afirma o Berliner Zeitung, citando o mote nacional "Ordem e Progresso", contido na bandeira brasileira.

Mas o país de dimensões continentais e confiança no futuro entra em crise diante de um acidente que remete a lembrança à célebre frase - que ninguém sabe se foi mesmo dita pelo presidente francês Charles De Gaulle, segundo o jornal - de que "o Brasil não é um país sério".

"A catástrofe trouxe junto a (lembrança da) mediocridade geral, a incompetência", enquanto, nas palavras do deputado federal Fernando Gabeira reproduzidas pelo jornal, "o povo mesmo é uma abstração destinada a sofrer".

Ao mesmo tempo, diz o artigo, as responsabilidades pelo acidente são transferidas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não literalmente, avisa o jornal, por que não lhe cabe, mas "simbolicamente".

fonte: UOL

Um comentário:

Anônimo disse...

eu soh tenho uma coisA A DIZER: cristianismo now!!!!!!
e, me rebelenado com a igreja catolica, a igreja tem q se voltar para a calsse media, media alta e muitos ricos, para q essas pessoas tmb facam a diferenca em suas posições. pois hj essa parte da socieddae se preocupa mais com o seu e dane-se o proximo!!!!! ai, eu assino embaixo do q falou o ex governador claudio lembo.

Blog Widget by LinkWithin