É um preservativo de um novo tipo que acabou provocando um escândalo político. Em março, a Hindustan Latex Limited (HLL) lançou o Crezendo, uma caixa que contém diversos preservativos, os quais são dotados na sua base de um anel vibrador e vêm acompanhados de um passaporte que inclui um carimbo do visto "Commonwealth - Associação de Territórios - do 7º Céu".
Algumas semanas mais tarde, Kailash Vijayvargiya, o ministro de questões públicas de Madhya Pradesh, um Estado do centro da Índia, afirmou indignado que aquilo era um escândalo e exigiu a proibição do preservativo, considerado como "um brinquedo sexual, contrário à moral e às tradições indianas". Em vão, uma vez que o ministro indiano da saúde incentivou finalmente o fabricante indiano e louvou a sua inventividade.
Por trás deste escândalo político esconde-se uma concepção de marketing revolucionária do preservativo, a qual, aliás, está na origem do sucesso desta empresa pública. Após ter escapado por pouco da falência, há trinta anos, a HLL está prestes a se tornar o segundo fabricante mundial do setor. Ela desenvolveu produtos adaptados ao mercado local, e às situações por vezes constrangedoras enfrentadas pelos seus usuários.
Assim, os preservativos da HLL são perfumados com fragrâncias de jasmim, de almíscar, de rosa ou ainda de pan massala, uma especiaria muito apreciada neste país. A HLL também foi a primeira a se preocupar com o caso dos homens que sofrem de problemas de ereção, lançando no mercado o preservativo "all night" (noite inteira), que supostamente é capaz de garantir a ereção por uma longa duração. Além disso, para aqueles que se sentem perdidos em meio à escuridão do seu quarto, o preservativo fluorescente põe um fim às suas preocupações.
trecho de matéria publicada no Le Monde.
tradução: Jean-Yves de Neufville
31.7.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário