Para concretizar tudo isso, pense logo se o trabalho o satisfaz. Ao menos,na maior parte do tempo. Só assim você vai ter ânimo para dar os próximos passos descritos aqui. Você só cresce se for feliz, diz Sérgio Valente, de 43 anos, presidente da DM9/DDB no Brasil. Quando concedeu esta entrevista, Sérgio estava na sede da Omnicom, a holding dona das redes DDB, BBDO e TBWA, nos Estados Unidos. Foi fazer um curso dado a poucos presidentes das subsidiárias ao redor do mundo. Ele é um exemplo do que iremos falar: fazer mais do que o cargo pede e se desenvolver naquilo em que não é exigido pela empresa.
Sérgio estudou engenharia civil e administração, já foi cantor em casa noturna, fez carreira como redator e foi vice-presidente de criação.Trabalho tem que ser a expressão de seu potencial. Enxergue sua carreira assim e você vai procurar, além de suas funções, coisas que ama para fazer dentro e fora da empresa, diz Tania Casado, professora da Universidade de São Paulo (USP). Se você já está no caminho certo, fica mais fácil realizar os movimentos listados a partir de agora.
1. Faça mais.
Mostre interesse por outras áreas, vá além do que o cargo pede ou do que a sua formação permite.
2. Faça-se notar.
Para garantir visibilidade, ofereça-se para ouvir, resolver e ajudar.
3. Comunique-se.
Aprenda a falar e a ouvir novos públicos, como profissionais de outros países e agentes do governo.
4. Domine finanças.
As empresas precisam de alguém que pense nas perdas e ganhos financeiros e traduza os jargões da área.
5. Pergunte.
Tente prever o inédito e não tenha medo de perguntar o básico.
6. Aprenda a delegar.
E controle sua agenda. Isso vai deixar você livre para realizar o que é importante e entregar resultados.
7. Forme sucessores.
Sem alguém para ficar no seu lugar, a sua promoção emperra.
8. Olhe para o futuro.
Acompanhe as tendências de mercado e da empresa. Guie sua carreira por elas.
9. Tenha um mentor.
Além de ajudar a trilhar sua carreira, ele servirá de referência externa para seu trabalho.
trecho da matéria de capa da Você S/A.
.
Esses títulos parecem com os usados em campanhas de igreja e livros de auto-ajuda... :(
Nenhum comentário:
Postar um comentário