9.8.07

Fratura (3)

O ateu que (salvo engano) existe em mim

E eu que achava que escrever Friedrich Nietzsche era difícil!

A nota paga saiu no Diário do Nordeste desta terça-feira, dia 7, anunciando o desligamento da Igreja Betesda de Fortaleza da Igreja Betesda de São Paulo (essa última pastoreada por Ricardo Gondim), por motivo de diferenças doutrinárias.

A família Siqueira, dona da nota, explica que o pastor Gondim acabou desviando-se da verdadeira fé por ter alicerçado a sua teologia em “pensadores ateus da estirpe de Paul Sartre, Friedrich Nietzsche, Paulo Brado, Gustavo Gutierrez e outros”.

Pensadores ateus e revisores sem entusiasmo! Graças ao que pode ser um erro de digitação, não tenho como me orgulhar de ter sido colocado ao lado de Nietzsche.

Gondim e Elienai, onde vocês estiverem: melhor morar no canto do eirado do que com a mulher rixosa na mesma casa. Ou, como costumamos dizer lá no Brasil, Melius Est Sedere In Angulo Domatis Quam Cum Muliere Litigiosa Et In Domo Communi (Prov. XXV, 24).

Paulo Brabo, no blog Bacia das Almas.

7 comentários:

Ricardo [DIVERSITÀ] disse...

É por não ouvirem as críticas de Nietzsche à própria igreja que tais atitudes estúpidas são tomadas.

Deixo aqui meu registro de que apoio o Pr. Ricardo Gondim em seu direito de expressão, reflexão e exortação à igreja atual.

...somente as árvores que dão frutos levam pedras.

abraço's.

Anônimo disse...

Ai Pava... cada coisa viu?

Faço questão de manifestar meu total apoio ao Pr Ricardo Gondim, homem de Deus, firmado na palavra. E que palavra!

É exatamente o que choca os evangélicos dos dias de hoje: a simplicidade que não traz rótulos de "extravagante", "profético" ou "apostólico". Se prega a palavra pura e simplesmente deve ser visto mesmo como "anormal".

Ontem mesmo foi transmitido em seu programa de radio o tema: Se Deus é por nós, por que nem tudo vai bem. Com certeza o Pr Ricardo está bem consolado nas divinas consolações do Espirito Santo.

Toda a Gloria seja dada ao nosso Deus

Anônimo disse...

Lembrando de Francis Schaeffer em "O Deus que Intervém", "A Morte da Razão", "Como Viveremos?", entre outros livros, entendo a atitude do Pr. Ricardo Gondim. A verdade em dois pavimentos e a hipocresia religiosa, quando percebidas, causam repulsa.

Laudenir36 disse...

Lau (um CrIsTãO)
É realmente incrível, como está difícil crescermos na Graça e no conhecimento! A religiosidade neste país vem tomando proporções desastrosas, pois a mesma tem sido uma intentona contra o Evangelho genuíno, uma vez que vem forçando um retrocesso no sentido negativo onde os fariseus tentavam a todo custo exterminar a Palavra viva de Deus (CRISTO), do contrário só poderia ser positivo, pois que bom seria se fizéssemos igual a igreja primitiva, renunciássemos nossos interesses em prol do Reino.
Os evangélicos de hoje em dia esqueceram do que foi dito (Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo e pegue sua cruz), é tão difícil deixarmos de sermos meritórios, quando na verdade estamos cada vez mais conformados com este mundo e quando alguém com lucidez, tenta novamente nos direcionar até a luz, acontece esse absurdo.
O Pr. Ricardo Gondim é mais uma presença notável entre os poucos contra todos!
Tem todo o meu apoio Pr. Ricardo.
Graça e Paz vos sejam multiplicadas.
Laudenir

Ricardo Morais disse...

Ótima decisão da Igreja Betesda de Fortaleza se posicionar em relação do teísmo aberto de Gondim. Só não concordo com o meio (jornal) utilizado.

Abs,

Anônimo disse...

O que vejo são pessoas defendendo o Gondim, o posicionamento dele, suas doutrinas, e nada mais. Não seria correto avaliá-lo segundo as Escrituras? Ou ele está acima do bem e do mal, e não se tem o direito de críticá-lo? Se a sua posição fosse biblica, e a sua pregação também, haveria o racha? Não foi ele quem "fraturou" a igreja aderindo à teologia relacional? Acordemos, e entendamos que o Senhor Jesus é quem deve ser exaltado, e não Gondim, a família Siqueira ou qualquer um de nós. E a T.R. exalta essencialmente ao homem. E como o próprio Senhor disse, Ele veio trazer a espada! E ainda, que a seu tempo, o jóio deve ser separado do trigo.
dosty@oi.com.br

Anônimo disse...

Comentário "interessante".
Não sei se é para rir ou chorar.

Lembrando de Francis Schaeffer em "O Deus que Intervém", "A Morte da Razão", "Como Viveremos?", entre outros livros, entendo a atitude do Pr. Ricardo Gondim. A verdade em dois pavimentos e a hipocresia religiosa, quando percebidas, causam repulsa.

Fiquei com uma dúvida...
Há alguma semelhança dos autores acima citados?
Pois se for esta a intenção.
Relamente é porque Paulo Coelho é a maior mente brilhante do século XXI!

Blog Widget by LinkWithin