13.8.07

Marcas 2.0

O poder que as marcas experimentaram durante as décadas de 80 e 90, que levava consumidores a comprarem produtos guiados pelo histórico da empresa, tem como centro, a partir da década de 2000, o próprio consumidor. A constatação conduziu a apresentação que o guru mundial de branding Martin Lindstron, fez durante o evento Digital Age 2.0, organizado pelo IDG Brasil e pela Jump Education.

Lindstron confrontou a decadência dos comerciais de TV para a popularização de uma marca atualmente em frente à alta penetração dos anúncios conduzidos pela internet com o perfil conhecido como viral.

Segundo ele, as marcas perderam seus poderes irrefutáveis para assumirem uma postura chamada de 24/7, agindo de maneira diferente e instantânea para ser tornar interessantes o suficiente para manterem a atenção dos consumidores.

Para ilustrar, Lindstron usou desde propagandas conduzidas por grandes empresas, como virais para QuickSilver e Pepsi, como peças amadoras criadas pelo usuário que deram resultados positivos a determinadas marcas, como McDonalds e GAP.

"Se eu quero que o consumidor se dedique à minha marca, eu preciso ser dramático e memorável", provoca ao questionar, com grande resposta, quantos dos presentes enviariam determinados virais para sua lista de contatos.

A presença de marcas contextuais, argumento que conduz seus dois livros, "Brand Sense" e "Brand Child", é outro provável caminho que empresas terão que estudar para atrair a chamada Geração Y de novos consumidores.

A agilidade das propagandas contextuais implica também na mudança do processo de avaliação das peças, que abandonam a tradicional linearidade em favor de um planejamento interativo com forte presença de consumidores no desenvolvimento, afirma ele.

Esta confiança no consumidor, diz Lindstron, é implicância direta do seu papel central no processo de divulgação com a ascensão de ferramentas que permitem a fácil publicação de conteúdo. "Quando cada um tem uma estação de TV em casa, deve-se tomar mais cuidado, certo?", questiona.

fonte: IDG Now!

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin