13.8.07

Planeta dos macacos

Todos os blogs já comentaram a campanha infeliz do Estadão. O jornal classifica os blogueiros como símios treinados em ctrl c + ctrl v. A história toda está no Brainstorm9 e o comercial está acima.

No início, imaginei que fosse uma tentativa meio mal educada de pegar carona na popularidade da blogosfera. O Portal do jornal sofreu reformulações há pouco tempo e parece que não surtiu o efeito desejado. "Se todos falarem mal de nós, vamos nos tornar populares." O raciocínio é tão tosco qto as peças da Talent.

O vetusto jornal luta há décadas p/ rejuvenescer sua imagem e seu público. Em uma das tentativas (ou seriam "tentações"?), recebeu do concorrente o epíteto definitivo de "mausoléu redecorado". Quando Paulo Francis aterrissou naquelas bandas, lembro que permitiram num dos textos dele uma verdadeira "obscenidade": a palavra "merda" (ou algo afim).

A "revolução" foi parecida c/ o mote de uma antiga campanha publicitária da 89FM. Uma das peças era protagonizada por uma vovó com uma guitarra na mão. A imagem dizia tudo s/ as concorrentes.

Na época da facul (no século passado... hehe), assinava três jornais. Aos domingos, corria p/ uma banca legal de Sampa e comprava outros quatro dos principais jornais do país. Enfrentava aquela montanha de papel p/ tentar descobrir o que estava por trás dos textos, afinal as principais notícias saíam em todos os jornais.

Dia desses me surpreendi ao perceber que não assino + nenhum jornal. Direcionei parte do tempo ocupado c/ eles p/ a leitura de livros. A estratégia foi positiva até nos efeitos classificados como colaterais. Entre outros benefícios, a criação de ácaros que existia no apê foi dizimada... rsrs

Well, já escrevi d+ p/ um símio adestrado em copy + paste. Preciso estudar a lição de hj do professor Pavlov.

Big abraço e ótima semana p/ todos.

2 comentários:

Ricardo [DIVERSITÀ] disse...

Realmente não acho que a idéia do "falem mal, mas falem de mim" ainda funcione no marketing e o exemplo do estadão é um bom exemplo disso. Obviamente, a idéia se dá a uma clara evolução das proporções que uma idéia contrária pode ter nos tempos de internet.

Me lembro dos anúncios da Benneton e acho que deve ter sido a última vez que isso funcionou numa escala considerável.

abraço's

Cíntia Rojo disse...

Uma vez uma professora da faculdade reclamou de um trabalho meu, me acusando de "ctrl C crtl V". Fiquei super irada e reclamei por que eu tinha escrito tudo e, ainda por cima, a análise e o texto ficaram muito bons (a modéstia já foi dormir, eheh). Aprendi a ignorar gente como minha professora e comentários como o do Estadão...

Blog Widget by LinkWithin