Com quase cinco mil vídeos e mais de 60 mil visitantes por dia, o GodTube, ou o site norte-americano que incluiu Deus no ciberespaço, é já um dos maiores sítios cristãos da web.
O site foi criado por um seminarista norte-americano de 38 anos, antigo produtor de televisão e actual funcionário de uma empresa de marketing cristão. Chris Wyatt pagou 400 dólares para registar [sic] o GodTube, tendo lançado em Janeiro deste ano uma versão experimental.
O princípio do GodTube é o de utilizar a tecnologia web para conectar o maior número possível de cristãos, através da difusão de mensagens de diferentes confissões, "com a finalidade de promover e disseminar o Evangelho".
Sete meses depois da sua criação, o GodTube oferece aos cibernautas cerca de 4,8 mil vídeos, além de vídeo-chat e vídeo-email. O site também exibe clipes enviados pelos leitores, dos quais um dos mais populares é o "Baby Got Book",algo como "Ela tem a Bíblia"(ver vídeo), que é nada mais nada menos do que a paródia de uma conhecida música rap norte-americana.
Muitos dos vídeos encontrados são de propaganda religiosa, difundindo as crenças e as palavras de pastores evangélicos, espíritas, mórmon, etc., de forma convencional. Mas o site também é um espaço aberto a vídeos críticos. Tais como o "Porquê que o GodTube.com é estúpido", no qual um jovem questiona "porquê que os cristãos precisam de um YouTube só para eles".
Um dos vídeos visitados é o "Easter Bunny Vs Pastor Al" , no qual um pastor convida o coelho da Páscoa para uma luta. Este vídeo, cuja mensagem é uma crítica ao consumismo que envolve a celebração da Páscoa, é um dos favoritos, tendo já sido visto por quase quatro mil cibernautas.
Está disponível, também, uma série de vídeos de humor, como "The Atheits”, disponível no site desde Maio, que já foi visto por 171. 980 cibernautas, sendo um dos mais discutidos do site. Neste vídeo, o pastor evangélico californiano Ray Comfort utiliza uma banana para demonstrar a genialidade de Deus. Num sermão de vários minutos, o pastor proclama: "Veja como cabe graciosamente na mão humana. O criador da banana, Deus, o todo poderoso, fê-la com uma superfície que não é escorregadia".
Dos vídeos falados em espanhol, destaca-se o divertido “Confesionarios Modernos”, sobre como podem ser os confessionários modernos.
Igualmente famoso é o "Rapture-End Times” , que está on-line desde o passado 23 de Março. Até hoje, foi visto por 67.522 pessoas, reunindo 206 comentários, estando também no top dos mais visitados.
O site dispõe, ainda, de vídeos sobre questões polémicas como o aborto, a droga (ver o vídeo "Campanha Antidrogas"), a teoria da evolução, o calvinismo, os perigos do satanismo, os superheróis e, ainda, muitos telediscos de bandas de rock cristã. Um dos vídeos de música preferidos é o "Million Pieces" dos Newsboys.
fonte: Expresso
colaboração: Rodney Eloy
3.8.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário