A sexta edição da pesquisa Marcas de Confiança, realizada pela revista Seleções Reader’s Digest e Ibope Solution, responde a esta questão e também à que se refere ao quesito responsabilidade social. E, curiosamente, este ano, também resolveram questionar a confiança num sentido mais geral, ou seja, nas pessoas que nos cercam.
E adivinhem... Os pais estão no topo do ranking, seguidos por Deus, filhos e irmãos. Ganharam destaque também os animais de estimação, apontados como os mais confiáveis do que a sogra, os colegas de trabalho e os vizinhos...
Voltando ao cerne do estudo, a Nestlé foi a marca apontada como a mais confiável, seguida por Petrobras; Correios; Brastemp; Banco do Brasil e Votorantim (empatadas na 5ª colocação); Natura (6ª lugar); e Sadia, Unilever e Bradesco (empatadas na 7ª posição).
Já no quesito marca mais responsável socialmente, Bradesco ganhou a liderança; Petrobrás e Rede Globo ficaram empatadas na 2ª posição; Natura e Banco do Brasil ficaram em 3º, também empatados. Em 4º, tivemos Nestlé, Instituto Ayrton Senna, Votorantim e TV Cultura. E, na 5ª posição, Azaléia e Vale do Rio Doce (CVRD).
Mas, ao serem questionados sobre qual a empresa faz o melhor trabalho na área socioambiental, o cenário mudou. Aparecem à frente Petrobrás e Natura, seguidas por O Boticário e CVRD. Bradesco, Rede Globo passam para a 5ª posição, empatadas com a Aracruz. Em terceiro, aparece o Ibama e, em quarto, Votorantim e Greenpeace.
O estudo Marcas de Confiança também avaliou, como nos anos anteriores, a marca mais confiável em 48 segmentos de produtos e serviços. Omo e Kibon, as mais votadas, foram lembradas por 80% dos leitores. A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da Basf, foi eleita a marca de confiança em tinta para pintura da parede, com 61% dos votos. O creme dental Colgate alcançou 60% em seu segmento. Visa e Brastemp conseguiram 58% dos votos, nos seus respectivos segmentos: cartão de crédito e geladeira. Em chocolates, Nestlé aparece com 48% e no segmento bandeira posto de gasolina BR Petrobrás (48%).
A pesquisa, realizada com mil leitores entre os meses de março e abril, teve os resultados analisados com base em uma amostra representativa dos quase 1,5 milhão de leitores de Seleções.
Instituições, profissões e celebridades também foram “avaliados” pela pesquisa Marcas de Confiança. Os Correios continuam à frente como os mais confiáveis, com 87% da aprovação popular, no item Instituições. Pelo sexto ano consecutivo, os bombeiros lideram com 96% o ranking de Profissões. Policiais (21%), agentes imobiliários (14%) e políticos (2%) aparecem nas últimas colocações.
Na categoria Personalidades, venceram Marília Gabriela e Jô Soares (73%) como apresentadores, Lima Duarte e Tony Ramos (91%) como artistas, Luis Fernando Veríssimo (90%) como autor de livros, Milton Nascimento (83%) como cantor, Bernardinho (95%) como esportista, Antônio Ermírio de Moraes (82%) como executivo, Ana Paula Padrão (87%) como jornalista e Washington Olivetto (66%) como publicitário.
Confira o ranking da 6ª Edição Marcas de Confiança 2007
fonte: HSM On-line
17.9.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário