24.9.07

O livro negro do networking

"Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos."
Anônimo

Quem andou procurando recentemente um livro direto, objetivo, fácil e inspirador sobre a arte e inteligência de fazer networking pode parar de procurar. O livro existe. É do palestrante e escritor Jeffrey Gitomer, se chama "O Livro Negro do Networking", e acaba de ser lançado no Brasil pela M.Books. Melhor ainda: é pequeno, barato e fácil de ler em todos os lugares. Mais: sua edição é lúdica e motivadora.

Gitomer é conhecido dos brasileiros pelo best-seller "A Bíblia de Vendas". Seu portal na internet – www.gitomer.com – é freqüentado por empresários, executivos, consultores e autores, caracteriza-se pela contundência e irreverência, mas só preserva seu sucesso pela oportunidade e relevância de seus textos.

Começa o preciso livro provocativamente: "Todo mundo quer ser rico. Embora a maioria das pessoas ache que ser rico é uma questão de ter dinheiro, a riqueza tem a ver com tudo, menos com dinheiro. Relacionamentos valiosos levam a muito mais do que dinheiro. Levam ao sucesso, à realização e à abundância".

Segundo Gitomer, para começar seu projeto de networking, ou para a prática do Outbreak Marketing, como denominam, adotam e praticam os consultores do Madiamundomarketing, você tem que se fazer quatro perguntas:

1 - Quem você conhece?
2 – Até que ponto seus contatos são bons?
3 – Você sabe fazer um contato?
4 – Quem conhece você?

À medida que as respostas forem se formando, seu projeto começa a ganhar forma.

No correr do livro Gitomer relaciona, não necessariamente em ordem ou seqüência, as verdades universais do networking. Algumas delas são:

A – "Não se trata de quem você conhece, mas de quem conhece você";
B – "Antes de você completar 10 anos, sua mãe lhe ensinou tudo o que você precisa saber sobre networking. Faça amigos, jogue limpo, diga a verdade, tome banho e faça a lição de casa";
C – "Antes de conseguir o que quer você precisa saber o que quer e fazer um plano para consegui-lo";
D – "A diferença entre sua situação atual e sua situação daqui a um ano será determinada pelas pessoas que você conhece e pelos livros que você lê";
E – "Coisas boas só acontecem para os que têm paciência e adotam medidas consistentes, com persistência, para conseguir o que querem";
F – "Cumpra o que prometeu – aos outros e a você mesmo. Ofereça algo de valor. Cultive relacionamentos. Aja sempre assim, mesmo quando não precisar de nada em troca".

Jeffrey Gitomer conclui o livro com o texto A Jornada: "Já ouvi o ditado – só há duas grandes decisões na vida: o lugar para onde você está indo, e quem você está levando para lá. Eu sei para onde estou indo. Também sei quem levarei junto. Espero que você também saiba".

Francisco A. Madia, no jornal Propaganda & Marketing.

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