3.9.07

Segunda morte

A revista Forbes Brasil será descontinuada nesta semana. Atualmente a publicação integra o portfólio da Editora Peixes, empresa do grupo Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), de Nelson Tanure. A última edição do título circulará nesta terça-feira, dia 4. A equipe de redação da Forbes Brasil deverá ser absorvida pelas demais empresas da CBM: Editora Peixes, jornais Gazeta Mercantil e JB e também pela TV JB.

O fechamento da revista ocorre porque Steve Forbes, fundador do título original, nos Estados Unidos, e presidente da Forbes Inc., venceu um longo processo que corria na Justiça daquele país. A suprema corte norte-americana determinou que a CBM deixe de produzir a publicação por aqui.

Histórico tumultuado

Esta não é a primeira vez que a Forbes Brasil é descontinuada. Lançada em setembro do ano 2000 pela então Editora Camelot, empresa que pertencia ao grupo Patrimônio, o título chegou a ter sua vida nas bancas encerrada durante alguns meses em 2002, cerca de um mês depois da Camelot ter tido suas operações fundidas às da Editora Peixes.

Na ocasião, a Peixes absorveu cinco títulos da Camelot - Viver Bem, Gula, Speak Up, Automóvel & Requinte e Automóvel Aventura. No entanto, a Forbes Brasil permaneceu como única revista da Camelot, sendo que o Patrimônio passou a buscar novos parceiros para este empreendimento editorial.

Como a prospecção não foi bem sucedida, o publisher, os diretores e os jornalistas da Forbes Brasil acabaram por relançar o título cerca de dois meses depois, quando Tanure assumiu a sua publicação.

Na época (março de 2002), o empresário era dono apenas do Jornal do Brasil. Com Forbes e JB, ele criou a CBM, que em novembro daquele mesmo ano comprou a Gazeta Mercantil. No início de 2007 a CBM adquiriu a Editora Peixes e a rede CNT de televisão, criando, assim, a TV JB. Rompimento com Forbes Inc.

No dia 16 de outubro de 2003, o mercado foi surpreendido com a informação de que o comando e a redação da Forbes Brasil havia pedido demissão. O motivo foi o cancelamento do contrato de licenciamento da marca Forbes pela Forbes Inc., o que teria ocorrido três semanas antes. Segundo fontes do mercado ouvidas naquela ocasião, isso aconteceu devido ao atraso no pagamento de royalties à detentora da marca, débitos esses que se arrastavam desde antes da aquisição da Forbes pela CBM.

A confirmação do rompimento ocorreu alguns dias depois, em 23 de outubro, quando a Forbes Inc. emitiu um comunicado ao mercado brasileiro informando que terminava a sua parceria com a CBM. Cerca de duas semanas depois, o grupo de Tanure anunciou que entrara com questionamento na Justiça para manter o direito de publicação da Forbes Brasil.

Desde então, a revista permaneceu sendo editada por aqui, mas a Forbes Inc. considerava a edição brasileira clandestina. Com o final do processo, que ocorreu há poucos dias, o título será definitivamente descontinuado no Brasil. A não ser que a editora norte-americana resolva buscar um novo parceiro para editar a revista. O mais provável, porém, é que a "novela" Forbes Brasil tenha seu último capítulo nesta terça-feira, 4 de setembro, quando a derradeira edição da revista chegará às bancas.

fonte: adNews

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