16.10.07

Crescendo em (des)graça

“Jesus Cristo” desembarcou no aeroporto internacional do Rio na sexta-feira de manhã, vindo de Miami, com toda a pinta de turista: chiclete na boca, óculos de sol, Rolex no pulso e corrente de ouro no pescoço. Despontou no saguão, e as 300 pessoas que haviam madrugado ali foram ao delírio. Uma bateria de escola de samba deu início à batucada, e mulatas se requebraram em sinal de boas-vindas.

Seguranças tiveram de abrir passagem. “Jesus Cristo” sorriu, deu a mão aos mais eufóricos e enxugou o suor do rosto com um lenço. Antes de entrar no carro que o levaria para um hotel cinco estrelas na Barra da Tijuca, outro êxtase: tirou o blazer e exibiu tatuado no braço um 666, o número bíblico da besta.

“Jesus Cristo” é uma das alcunhas do porto-riquenho José Luís de Jesús Miranda, de 61 anos, o criador da igreja Crescendo em Graça. A seita destoa das demais denominações evangélicas por ensinar que seu líder é a segunda encarnação de Cristo. “Até minha família pensou que eu estava ficando louco quando revelei ser Jesus Cristo homem”, afirmou Miranda, vigiado por três seguranças, em entrevista concedida ao Estado.

Pelos cálculos da própria igreja, 2 milhões de pessoas em 23 países, a maioria na América Latina, crêem fervorosamente que Cristo reencarnou em Miranda. No Brasil, a presença é relativamente pequena, com menos de 10 mil seguidores. Os pastores brasileiros sonham alto: já têm um programa de rádio e, a exemplo de outras igrejas, alimentam planos de dirigir uma emissora de TV. A empreitada mais recente foi a criação da escola de samba 666, que recepcionou o líder no aeroporto e pretende um dia ser vista na Sapucaí.

A Crescendo em Graça é praticamente desconhecida no Brasil, mas no exterior tem feito barulho. Por causa das provocações que faz aos católicos, José Luís de Jesús Miranda foi proibido de entrar em El Salvador, Honduras e Guatemala. O presidente de El Salvador disse que não aceita em seu país “um louco que diz ser o Messias”.

O líder religioso desembarcou no Brasil no feriado de Nossa Senhora Aparecida e voltaria para os EUA ontem. No fim de semana, comandou uma convenção nacional no Rio. Perto de 1,5 mil pastores e fiéis compareceram.

AO PÉ DA LETRA
A doutrina da Crescendo em Graça é simples. Miranda utiliza trechos estrategicamente selecionados da Bíblia e os interpreta ao pé da letra para argumentar que o sacrifício de Jesus Cristo, 2 mil anos atrás, acabou de vez com o diabo e o pecado.

“Não precisamos imitar o modelo de sacrifício de Jesus para sermos salvos, como mandam as religiões que se dizem cristãs. É um erro. Já estamos todos automaticamente salvos”, diz. Assassinato e roubo não são pecados, mas crimes que se coíbem “com a consciência de cada um e com as leis dos homens”.

Miranda faz da Igreja Católica seu alvo favorito. Costuma ofender o papa Bento XVI e dizer que os padres são “pedófilos de saias”. Em maio, seus seguidores no Brasil fizeram ruidosos protestos na visita de Bento XVI.

Nem os evangélicos escapam. “Se conheço a Igreja Universal do Reino de Deus? Sim, é um negócio de mentiras”, diz. “A Renascer em Cristo? Li no jornal que os líderes foram presos com dinheiro. É a mesma coisa: pregam os ensinamentos de Cristo, um falso evangelho.”

O porto-riquenho conta que decidiu abrir a igreja depois de, nos anos 70, dois anjos aparecerem num sonho e anunciarem a missão. “O Senhor me mandou para Miami”, conta ele, que buscou seu rebanho na comunidade latina. Hoje, seu maior patrimônio é a Telegracia, uma emissora internacional de TV por satélite com sede na Colômbia.

MARKETING
Com boas noções de marketing, a seita aparece com freqüência em jornais e TVs de diversos países. Recentemente, a ex-mulher de Miranda foi à CNN contar que o porto-riquenho é uma farsa. O que mais atrai os meios de comunicação é o fato de os seguidores tatuarem no corpo o número 666 - até mesmo na testa - e chamarem Miranda de “anticristo” (contrário ao modelo de Cristo). Apesar da sugestão, a Crescendo em Graça não tem nada de satânico. O brasão da igreja mostra uma águia copiada do selo dos EUA, e nele se lê: “Governo de Deus na Terra”.

Miranda passa o ano visitando suas igrejas. Na semana que vem, visitará Caracas. “Ganhei até o cartão platina da empresa aérea”, diz. O dinheiro vem de doações. Pelo que se viu no evento realizado no Rio, os seguidores são, em grande parte, pobres. Mesmo assim, contribuem. Com orgulho, no sábado, um pastor entregou a “Jesus Cristo”, em nome de todos os fiéis brasileiros, uma grossa pulseira de ouro. Na entrevista ao Estado, Miranda fez questão de mostrar ao repórter um anel de ouro (“com nove diamantes”) e um Rolex (“vale uns US$ 11 mil”). “Ganhei de pessoas que se sentem felizes na Crescendo em Graça”, explicou. “Atualmente, há um empresário que quer me presentear com um avião. Imagino que vão me criticar quando o avião chegar.”

Entrevista
Por que o sr. está proibido de entrar em países da América Central?
Por causa da Igreja Católica. Os presidentes desses países fornicam com os representantes católicos.

O sr. vive no Texas, mas a sede da sua igreja fica na Flórida...
Vivo no Texas porque lá não sou conhecido. Posso sair às ruas e ir às lojas sem que as pessoas me parem para conversar ou xingar.

O sr. mantém sua raiz caribenha?
Tento. Gosto da comida e da música de Porto Rico. Sempre escuto Ricky Martin.

Jesus Cristo não deve ser adorado?
Jesus de Nazaré ou eu?

Jesus de Nazaré.
Não. Ele teve uma função, que foi destruir o diabo e tirar o pecado do mundo. Não precisamos segui-lo porque o diabo não existe mais.

A estátua do Cristo Redentor, no Rio, deveria então ser destruída?
É totalmente equivocada. As pessoas perdem tempo subindo lá.

Deveria haver uma estátua sua?
Não deveria haver nada lá em cima.

O sr. terá de morrer numa cruz?
Não é necessário. Já houve o sacrifício que tirou o pecado do mundo.

Se fosse necessário, morreria?
Dou minha vida por isso. Sempre recebo ameaças de morte.

Um terceiro Cristo poderia vir?
Não virá. Se estou fazendo o trabalho, para que esperar outro?

Sua família o entende?
Dos 5 filhos, 2 estão no ministério. Os demais ainda estão se convencendo das evidências. Minha primeira mulher não entendeu.

O sr. gostaria de dizer algo mais?
Tento convencer todas as pessoas que conheço. Por isso, eu o convido a estudar (minha doutrina). Posso dizer que você é um abençoado, um predestinado e que há um espírito perfeito oculto dentro de você.

fonte: O Estado de S.Paulo
colaboração: Ricardo Costa

16 comentários:

debora camargo disse...

se Cristo ja tirou o pecado do mundo e acabou com o diabo, o que eh que esse carinha veio fazer aqui?

acabar com os EUA, Fidel Castro, Lula?

Levi Loureiro disse...

Esse carinha é a versão caribenha do Inrri Brasileiro. Tem de tudo agora. Só falta aparecer uma mulher dizendo que é a versão feminina de Jesus Cristo. Ou Alguém dizendo que é Deus.

Anônimo disse...

Que absurdo!
Como pode uma pessoa dessas entrar e sair dos paises e pregando uma doutrina doentia dessas. Isso é do diabo.deveria ser proibido de entrar aqui também.E do resto do mundo.
é como está escrito. "Virão falsos profetas e enganarão a muitos, até mesmo os meus escolhidos".

EF disse...

Em Fortaleza, convido sua "santidade" a se hospedar no "hotel" Meira e Lopez, Hospital Psiquiatrico, que é o local onde ele merece estar.

Anônimo disse...

Poderiamos arranjar um encontro entre este cara, o Reverendo Moon e o Inri Cristo de curitiba para que eles decidam afinal de contas qual deles é a reencarnação de jesus.
Estes três falsos cristos não passam de caharlatões vivendo regaladamente às custas da credulidades das pessoas destituidas do menor senso crítico.
Jabesmar A. Guimarães
Vila Velha -ES

Anônimo disse...

Misericordia...trabalhar que é bom nada heim...
Pra ficar nessa de viaja pra la e viaja pra ca..conhecendo o mundo ..ta facil falar que é Jesus..Eva..etc..etc..

Toma vergonha nessa sua cara , qnd Jesus voltar quero so ver o que vc vai arrumar...rs

Ah e tem mais..nos tempos de hoje não tem essa de reencarnação..fala que é o clone de Jesus que fica mais moderno, tenho certeza que os trouxas que ficam bancando suas viagens vão continuar caindo...rs

Anônimo disse...

Eu conheço o Deus que eu sirvo e com toda certeza não se parece nada com vc. Charlatão de segunda ainda por cima...( pobre de alma e de conhecimento)
Isso é um afronto as pessoas que pensam...por favor vai saindo de fininho...ridículo, sem comentários...

Anônimo disse...

Mateus 7:15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Mateus 24:11 E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
Marcos 13:22 Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.
2 Pedro 2:1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
1 João 4:1 Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo

Percebam que o inimigo de nossas almas esta atento e deseja enganar a muitos.
Mas ele é vencido e Jesus VIVE e Reina entre nós.
Esse homem, coitado ... tenho pena.

Anônimo disse...

Este mundo esta cheio de maluco.Algum seguidor ja o viu curando um cego, um paralitico....
Tem algum poder??
Cai fora nenem!!

Anônimo disse...

esse maluko eh doido ele eh sim o anticristo mais como esta escrito na biblia.ele distorce todos os versiculos demonstrandu todos a seu favor mais esta escrito q o o diabo eh o pai da mentira e q sua maior mentira eh q ele naum existe se esse kara fala q ele naum existe ele naum eh Deus maiS sim um enviadu do CAO pra terra e ele naum sonho com os anjos de deus e sim demonios se vc akreditar nisso

HELL

Anônimo disse...

Leandro

Uuahuhauhau Cara eu ja ouvi e vi de tudo mesmo nesse mundo,mais as coisas a casa dia que passa, esta mais ainda absurdas né.

Queria deixar um comentario qui para os irmãos de suas respectivas igrejas,que congregão e diversas delas.

sabemos que o diabo esta por ae rondando e seduzindo a todos,saiba que nôs que sabemos da verdade ficarmos parado e só rindo da coisas que esse homem,esta falando,pra nada vai adiantar e te falo que se um de nôs for falar com ele sem o total conhecimento da palavra buscando todo dia o senhor sem parar,só assim conseguiremos vencelo.


sáiba amado que tem uma historia que ocorreu de um pastor da igreja assembleia de deus que foi na igreja desse cara bisbilhotar, quando o esse falso messias pegunto pra ele oque veio fazer aqui, o pastor da assembleia de deus falou:Vim ver oque vc prega, e o falso jesus disse;oque descobriste? e o pasto da assembleias respondeu: descobri que vc é o meu salvador, e senhor verdadeiro.Issu aconteceu pq ele não estudava não... é só pra saber se isso aconteceu com um pastor, também pode acontecer com agente irmãos


sejai fortes


fique ligado que o senhor seje com todos leandro82_300@HOTMAIL.COM

Unknown disse...

Ministério Creciendo en Gracia
Graça e Paz amados!!!

Eu amo ouvir rádio... canto em alto e "bom" som... os louvores...

Mas uma coisa me entristeceu na 93 FM... o fato de anunciar um evento no ministério supracitado, no qual o Dedé, dos arrebatados, estaria presente... não falo por artigo lidos como estes aqui e outros mais:

http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=1258

http://www.palavradaverdade.com/print2.php?codigo=2073

Mas falo porque tenho um cunhado... que era assembleiano... e hoje neste ministério... por fraqueza carnal... não respeita seus familiares evangélicos... diz que seu apóstolo é o próprio jesus... xinga ... odeia... gosta de festas carnais com mulheres nuas...

Então vem uma rádio como esta... que tem milhares e milhares de ouvintes ... e anuncia um evento... onde pode ter um irmão desviado... tentando voltar para Cristo... e vai visitar este ministério... e daí já era uma alma para o Senhor...

A questão é. A rádio deve anunciar qualquer tipo de evento... sem antes analisar... bastando apenas o anunciante pagar o espaço publicitário?

Anônimo disse...

esse cara é um louco é o proprio demonio,mais loucos são os que acreditam nele...vai le a biblia mané...
anonimo........

Anônimo disse...

atnção esse infeliz do miranda usa o 666 para fazer confusão,pois usa 1 reis 10:14 ,666 talentos equivale a 23 mil quilos de ouro que salomão recebia isso não quer dizer prosperidade e não tem base bilblica pra isso portanto esse infeliz esta engando milhares de pessoas inocentes sem saber em buraco estão se metendo igreja de cristo acorde vamos proteger a nossa fé desse ineliz e falsificador da palavra alerte a sua igreja avise seu pastor .(dc .marcos)

GISELLY disse...

Meu Deus, quanta heresia! Os escritos sagrados são bem claros e nos mostram que o número 666 pertence à besta e não a segunda encarnação de Jesus Cristo, como está escrito no último verso de Apocalipse 13: "Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é o número de um homem; ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis." O nosso Senhor Jesus Cristo era em tudo humilde e que Jesus "Homem" é esse que anda coberto de ouro? E ainda tem o número da besta tatuado no braço?? E como se não bastasse, é um Jesus Cristo que aprecia demasiadamente música secular, principalmente; Rick Martin! Um Santo mesmo! Com certeza, esses dois anjos que apareceram para ele deveriam ser duas potestades ou então ele é um grande charlatão, falso profeta, querendo fama e conquistando milhões de fiéis, perdão a palavra: burros! Já que acreditam e seguem alguém tão herege como este senhor. Eu, particularmente, tenha essa consideração, acredito que são pessoas que ainda não conheceram o caminho verdadeiro, aquele com o único e verdadeiro Salvador, que morreu em uma cruz não para eliminar Satanás, mas para cumprir as profecias, nos achegar a Deus e livrar-nos de todos os pecados. É triste ver que existem pessoas que esquecem completamente do Livro Sagrado e acreditam nestas blasfêmias.

Giselly disse...

Também: como esse senhor Miranda garante que é Jesus Cristo sabendo disso depois de muitos anos que nascera, na década de 70, já que o Nosso Senhor Jesus Cristo único, desde criança tinha conhecimento que era Filho do Pai e além disso, profunda intimidade com Ele? E se ele é Jesus Cristo como fala mal de seus irmãos, como se refere aos católicos como "pedófilos de saia", se os principais mandamentos biblícos pregam o amor, ainda que sejam por pessoas de outras crenças?
Se eu tivesse um encontro com ele, como o Pastor Assembleiano, perguntaria a ele se lê a Bíblia, ele responderia que sim, então eu pediria para ele me mostrar aonde se encontra no Livro a afirmação que Jesus Cristo reencarnaria em um homem e este tatuaria o nome da besta (que para ele deve pertencer a Jesus Cristo) em seu braço??? Misericórdia deste pobre homem, que ele se arrependa antes do seu fim...

Blog Widget by LinkWithin