Um estudo publicado no Gallup Management Journal, periódico do instituto de pesquisas, revela a injustiça dessa avaliação. O otimismo de um chefe aumenta a produtividade de uma equipe, constatou o levantamento, que acompanhou a realização de projetos na área de tecnologia que envolveram mais de uma centena de profissionais.
A influência do otimismo sobre o desempenho dos funcionários não é direta, diz o estudo. Os líderes que têm essa qualidade são geralmente mais dedicados a seu trabalho do que os pessimistas. Esse comportamento acaba, por sua vez, aumentando o engajamento do restante da equipe. "O otimismo é uma qualidade essencial de um líder. Sem ele, não há como reunir esforços para cumprir os objetivos da empresa", diz Margaret Greenberg, autora do estudo e presidente da consultoria Greenberg. Os benefícios não se esgotam aí, afirma. "Outras pesquisas concluíram que os otimistas são mais bem-sucedidos, saudáveis e felizes", diz. O que, no final, também se traduz em produtividade e lucro.
A boa notícia aos pessimistas é que o otimismo pode ser adquirido. Mesmo os que estão de mal com a vida podem aprender a parar, pensar e levantar argumentos que se contraponham às próprias visões negativas. Uma resposta construtiva ajuda, por sua vez, a estimular o sentimento positivo nos outros. Em vez de "boa idéia", sugere Greenberg, pode se escolher um "uau, que boa idéia!"
fonte: Época Negócios
ilustração: Eduardo Belga
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