18.11.07

De olho na bola e no bolo

A CNBB, instância máxima da Igreja católica no Brasil, veiculou no portal que mantém na internet um texto curioso. “De olho no bolo e na bola”, eis o título. Redigiu-o Dom Luiz Carlos Eccel, bispo da diocese de Caçador (SC).

Ele comenta duas notícias recentes: a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 –“Fiquemos de olho na bola”— e a descoberta da superprovíncia petrolífera de Tupi –“É preciso ficar de olho no bolo”.

Sobre a Copa, o bispo Eccel anota: “Corremos o risco de, anestesiados com a notícia, ficarmos apenas na posição de espectadores deslumbrados. Assim, como poderá trazer vantagens, as desvantagens são possíveis, pelo menos para a maioria da população. O velho ditado ‘pão e circo’ tem muito de real”.

Acrescenta: “A partir de agora, pessoas, grupos, empreiteiras... poderão lucrar freneticamente. O governo, em parceria com o setor privado, vai investir muito em infra-estrutura e o perigo da corrupção astronômica é iminente. Fiquemos vigilantes e na militância. A bola está rolando e não podemos ficar alheios, porque o povo também pode rolar”.

Sobre o petróleo, o prelado escreve: “O presidente da República disse, numa reportagem, que este é um presente de Deus para o Brasil. Eu tomo a liberdade de corrigir: é um presente de Deus para o povo Brasileiro. Devido à profundidade, esta riqueza começará a render no auge da Copa do Mundo. É preciso ficar de olho no bolo”.

Ele adita: “Desde já, equipes técnicas estão buscando o aperfeiçoamento da tecnologia, para que o bolo venha à tona. Concomitantemente, outras equipes da sociedade civil devem se organizar, pensando nas políticas públicas, para que este presente de Deus chegue ao povo que trabalha pesado para a grandeza desta nação e que normalmente recebe migalhas”.

O bispo arremata assim o seu texto: “De olho atento na bola e no bolo, para que no final do espetáculo não venha a ocorrer que as lonas do circo caiam e o povo também, como sói acontecer”.

Em reportagem publicada na edição que foi às bancas do planeta nesta sexta-feira (16), a prestigiosa revista britânica The Economist sustenta que a descoberta do campo de petróleo de Tupi, num país já farto de recursos naturais, é mesmo uma dádiva dos céus. "Deus pode mesmo ser brasileiro, afinal", escreve a revista, com uma ponta de fina ironia. A julgar pela opinião do bispo Eccel, abrigada no sítio oficial da CNBB, a nacionalidade do Todo-Poderoso não é garantia de felicidade. É preciso ficar “de olho”.

fonte: blog do Josias de Souza

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin