4.11.07

A Igreja Universal não é protestante nem evangélica

Diante de mim vinte e seis horas de viagem, entre vôos e aeroportos, entre Recife-Guarulhos-Miami-St. Louis. Costumo ler e/ou escrever para preencher o tempo. No aeroporto compro um exemplar do livro de maior tiragem da história editorial brasileira (700 mil exemplares): "O Bispo – A História Revelada de Edir Macedo", de autoria dos jornalistas Douglas Tavolaro e Cristiana Lemos (ambos funcionários da Record), Editora Larousse.

O texto é agradável de ler, com capítulos curtos e estilo narrativo. Uma biografia "chapa branca" de um empresário bem sucedido, nos ramos imobiliário, de comunicação e eclesiástico, que mora nos Estados Unidos e tem residência nos diversos continentes, para onde viaja em jato particular.

Em 35 anos de um galpão de uma antiga funerária no Rio de Janeiro para 172 países ( 4.748 templos e 9.660 pastores somente no Brasil) e a propriedade da segunda rede de televisão em audiência.

Um oriundo da Igreja de Nova Vida, do saudoso bispo Roberto MaCalister, juntamente com o seu cunhado Romildo Ribeiro Soares (o R.R. Soares da hoje Igreja Internacional da Graça de Deus) para a criação de algo peculiar em nosso cenário religioso: a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

O mais difícil no livro foi achar referências a pessoas e a obra de Jesus Cristo. Fala-se de Deus, da Igreja, do Bispo, dos Pastores. A Teologia é centrada em dois eixos: a troca entre oferta e bênção e os descarregos das entidades espirituais negativas, e só. Dentre as opiniões heterodoxas, a defesa do aborto.

Fui membro da Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado em Sociologia da Religião, defendida pelo pastor Estevão Fernandes, da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba, e fui membro da Banca do Exame de Qualificação da Dissertação na mesma área pelo reverendo anglicano Washington Franco, na Universidade Federal de Alagoas, ambas tendo como tema a Igreja Universal. Li textos e o jornal "Folha Universal". Assisti aos padronizados programas de televisão, desde o antigo "25ª. Hora".

A minha conclusão serena é que a Igreja Universal do Reino de Deus não é uma Igreja protestante ou evangélica, por não ter nenhuma relação teológica, confessional ou ética com qualquer das expressões da Reforma, mas se constitui em uma seita para-protestante (muito menos protestante do que a Igreja Adventista do Sétimo Dia), porém não uma seita para-cristã como as Testemunhas de Jeová, os Mórmons ou a Ciência Cristã.

Não é uma igreja pentecostal, e não deve ser chamada de neo-pentecostal, porque além dos pentecostais serem protestantes, não há qualquer semelhança entre os dois grupos, antes posições até antagônicas. Daí o uso da expressão pós-pentecostalismo ( Paulo Siepierski), iso-pentecostalismo (sociólogos argentinos) e pseudo-pentecostalismo (Washington Franco).

O problema é que a Igreja Universal do Reino de Deus se apresenta como "evangélica" confundindo o já esfacelado e caótico quadro das Igrejas reformadas entre nós, e infiltrando suas crenças e práticas exóticas entre os nossos membros mais desavisados.

Ler o livro foi importante para mim, ratificando o que já percebia. A IURD é isso mesmo. Ainda vai dar muito o que falar. Ponhamos as nossas reformadas barbas no molho e ensinemos a verdade da Palavra ao nosso povo.

Dom Robinson Cavalcanti, bispo diocesano da Igreja Anglicana.

9 comentários:

Anônimo disse...

gente, uma defesa: o bom é q Deus eh Deus e mesmo lá na iurd ele levanta servos e pessoas q derramam seus corações a Ele. e o melhor: uma mudança pode acontecer! esses dias eu pensei será que não tah na hora da reforma ser nas igrejas evangelicas? imagine lutero hj. certamente, ele ficaria bastante assustado e talvez iria se refugiar na igreja catolica. muitos padres estao bem ligados a Deus diferente de alguns pastores e evangelicos.

Anônimo disse...

Essa igreja representa um sincretismo religioso, não a evangélicos ou protestantes.

Anônimo disse...

muitas igrejas estao realmente parada no tempo, por isso que as pessoas tentam mudar de igreja, sai de uma vai pra outra e nunca esta satisfeito. na IURD prega a verdade e faz seus fieis usar a FÉ em DEUS, por isso que a IGREJA cresce a cada dia, pq será que criticam tanto. ainda bem que é criticada se não ficaria na mesmice

Eric disse...

É preciso distinguir clero e povo na iurd. Mas defender implicitamente a iurd afirmando: "Deus é soberano - até referente a salvação, e transforma mal em bem. Além do mais é tão misericordioso que salva até mesmo os enganados tietes do bispo", é fugir do foco do erro. Pois pode-se alegar a ação soberana de Deus pra qualquer prostíbulo.
Ou seja: tal distorção do evangelho deve ser alvo dos nossos combates.
Concordo que a IURD nem de longe é protestante ou evangélica. É sim, e escancaradamente, pagã.
Se Jesus está certo, e não se pode servir a Deus e as riquezas, me respondam: o que a IURD tem de Deus?

Salomão Barcelos disse...

Vamos encarar a realidade. A IURD vem crescendo devido a sua pregação voltada para as necessidades de um povo que vive sem dinheiro. O que falta é esclarecimento sobre a Palavra de Deus. As igrejas protestantes, batistas e pentescotais, deveriam unir-se no propósito de ensinar melhor e a mais pessoas sobre Deus e Sua vontade. Mais de Bíblia, mais de Deus!!! Vamos parar de nos enganar com dinheiro e promessas humanas de prosperidade!!! A riqueza maior está nos céus!!! As necessidades humanas devem ser supridas por nós mesmos, humanos, e Deus dá força a cada um para trabalhar ... "Quem não quer trabalhar, também não coma" II Tessalonicenses 3:10.

Anônimo disse...

A IURD é uma farsa, é fogo de palha.
Falsos profetas e enganadores, traumatizam e exploram o povo que depois nunca mais pode ouvir falar em evangélicos e protestantes.
O Inferno está cheio desse tipo de pessoas.
Em Portugal é assim e de facto não vieram tirar lugar a igreja nenhuma, vieram foi lançar confusão na mente das pessoas.
Se aqui algumas pessoas olham para os brasileiros com maus olhos é em grande parte por causa da IURD.

Anônimo disse...

Alguém comentou que a IURD é uma farsa, isso me faz recordar de uma passagem biblíca, em que pelo fato de serem vistas as obras do apóstolos de Jesus, muitos se indignavam e desejam até matá-los, foi quando Gamaliel, um mestre da lei, acatado por todo o povo,disse para que eles deixassem os apóstolos, pois caso esse obra viesse de homens ela iria perecer, mas caso viesse de Deus ninguém poderia destrui-los.
Eu creio ser esse o caminho, o tempo irá mostrar se essa Igreja é uma farsa, como disseram alguns.
Para mim, ela fez muito bem, sou muito feliz lá, e se você que escreveu considera a sua vida feliz, vá em frente e não se preocupe, o tempo é o senhor de tudo.

Anônimo disse...

Bem; acho q todos estamos muito preoculpados em defender essa ou aquela igreja ou religião quando na verdade todos deveriamos estar preoculpados com nossas vidas diante do Deus vivo (que é o nosso maior testemunho), ele sim tudo ve, tudo sabe,conhece todos os coraçoes.Deveriamos deixar de nos preoculpar com quem faz isso ou aquilo e procurar sermos mais parecidos com Jesus, assim veriam e fariam melhor a vontade do Pai que esta nos ceus.Não cabe a nos julgar quem estar certo ou errado porque todos sem exceção chegaremos diante do Senhor e todos seremos julgados por nossos atos . muitos achavam estar fasendo tudo certo poderam ser afastado da presença de Deus por não terem feito a vontade dele, enquanto estavão preoculpados em faser o trabalho do proprio Deus.A religião que nos leva a vida eterna foi pregada por Jesus, basta segui-lo .Quando o homem parar de olhar para o proprio homem e começar olhar para Jesus que é quem verdadeiramente importa tudo mudara.Todas as intituiçoes podem estar erradas se não olharem para Jesus e não fiserem exatamente o que ele nos encinou.Enquanto se perde tempo criticando essa ou aqula igreja, esse ou aquele pastor, nos esquecemos de que a verdadeira igreja de cristo e composta de santos que busquem a santificação e a faser a vontade de Deus em todos os momentos,enquanto nos preoculpamos com quem esta certo ou errado muitas almas estão indo pro inferno, porque não estamos fasendo a nossa parte como filhos falando do Deus vivo que nos ama.Vejo que essa é a vontade de Deus, que manifestemos sua gloria e autoridade em Espirito Santo, não de poder de homens.Façamos a nossa parte como igreja de cristo e estaremos cumprindo a verdadeira,religião o verdadeiro eveangelio, verdadeiro, cristianismo.

Anônimo disse...

franco, a palavra diz que nos devemos aceitar senhor jesus como o nosso salvador , nos arrepender dos nossos pecados,congregar e o mais importante viver uma vida reta diante do dele e fazer a sua vontade que esta no cap.28:l9 de Mateus, ide pregai o evangelho a toda criatura, batizando em nome do pai, filho e espírito santo, é o ide, de jesus, eu creio que não precisa fazer mais nada, aqueles que estão desobedecendo a palavra de Deus vão ter o acerto com ele, nos não somos Deus para julgar ninguém, esta é a minha opinião

Blog Widget by LinkWithin