A menos que você seja realmente um cara com muita bala e bom gosto, restaurante bacana não é todo dia. Especialmente os restaurantes com cozinha "fusion" e chefs que alcançam renome internacional. Mas às vezes rola. Um cliente importante, um evento, uma data, um romance, sei lá.
Chegando pela primeira vez no melhor restaurante de qualquer grande cidade do mundo, o que fazer diante de um inacreditável menu de opções que mistura cordeiro com manga ou foie gras com avelã?
Bom, se for a primeira vez, eu assumo minha ignorância e sem medo de ser feliz peço logo o menu degustação. Numa tacada só, você conhece praticamente todos os pratos do restaurante dos sonhos, para nas próximas vezes (se houver), jamais ter de entrar nessa e, aí sim, comer aquilo que realmente lhe convier.
Na mídia online podemos trabalhar exatamente assim. Depois da ditadura dos formatos-padrão (banner, botões e pop-ups), que tentavam traduzir para a web o modelo da propaganda tradicional, começamos a viver um outro momento, em que novas e inteligentes alternativas adequadas ao modelo interativo e não invasivo da web ganham espaço e forma.
O cardápio hoje já é muito bom e além dos formatos padrões inclui e-mail marketing, links patrocinados, otimização para os buscadores, mobile marketing, hot words, social media e content match. Sem dúvida, uma cozinha contemporânea e complexa.
Na lista, as duas principais novidades são o Social Media – ações de marketing relacionadas às redes sociais (Orkut, My Space, Digg, Flickr, YouTube etc), seja para fixação de marca, relacionamento e até as ações virais – e o Content Match, listagem lateral de links patrocinados que está intimamente associada ao conteúdo da página visualizada. Lógico que Google e Yahoo são os big players dessas novas alternativas e se expandem no vasto conteúdo da web via parcerias com os principais portais de conteúdo.
Ao mesmo tempo em que esses modelos começam a ser validados, naturalmente cada vez mais clientes passam a se interessar pela mídia online e seus novos formatos.É exatamente aí que surge a dúvida: Puxa, como decidir diante de um cardápio complexo e cheio de inovações?
Bom, primeiro precisamos do Alex Atala, ou seja, o cara que pela sua capacidade e genialidade vai ser responsável por propor um bom planejamento de mídia online misturando caviar negro do mar Cáspio com banana nanica, e que por mais estranho que pareça vai fazer você respirar fundo na primeira garfada. Só que se você não for iniciado o cara também te oferece um menu degustação (no D.O.M. custa R$ 180,00, na internet um pouco mais), onde será possível experimentar responsavelmente as várias opções de mídia que a web oferece, para definir, em seguida, as melhores alternativas para sua marca e seu negócio.
É muito interessante observarmos que a mídia online, no momento em que criou modelos adequados ao meio interativo respeitando a lógica do usuário (agradeçam ao Google), inverteu uma tendência de irrelevância dos formatos anteriores.
É também verdade que a mídia online, pelo menos no Brasil, ganhou ainda muito pouco no bolo publicitário. Acho sinceramente que isso não importa. A mídia online ganhou, na minha visão, o mais importante: o interesse e o respeito do cliente (ou anunciante, como prefere o mercado da propaganda). O resto vem com o tempo.Prontos para o pedido? Ou preferem aguardar mais um pouco?
Cesar Paz, no Propaganda & Marketing.
12.11.07
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