25.11.07

Show de relevância (24)

O prefeito de Araçariguama (50 km de São Paulo), Carlos Aimar (PRB), iniciou uma campanha para mudar a letra do Hino Nacional. A idéia do prefeito é trocar a palavra "deitado" --que inicia o verso "Deitado eternamente em berço esplêndido"-- por "abençoado". Com a mudança, a redação do hino ficaria "Abençoado eternamente em berço esplêndido".

Aimar lançou uma página na internet para conseguir apoio para um projeto popular sugerindo a mudança.

No site, o prefeito propôs uma enquete para que o internauta possa votar a favor ou contra a mudança. Antes, porém, Aimar convida o internauta a ouvir a versão original, com a palavra "deitado", e outra com a palavra "abençoado".

O prefeito disse que a mudança vai alterar o hino no que ele tem mais de negativo, pois a palavra "deitado" sugere "paralisação" e desesperança.

"Ao substituirmos a palavra deitado, estaremos também evitando que no inconsciente popular, especialmente das crianças, ao cantarem o hino Nacional, estejam festejando a paralisação, adormecimento, a desesperança do país, ao invés de otimismo, esperança, progresso e desenvolvimento, que a alteração contempla de forma definitiva", disse Aimar por meio de sua assessoria.

Para o prefeito, a mudança na letra dará "vida nova" ao hino e levará os brasileiros a refletir por um Brasil "sempre abençoado, cristão, progressista e de povo aguerrido".

fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin