1- Sofra tudo agora, não mentalize nem construa imagens na sua cabeça. Sim, os estádios serão piores, os adversários medíocres, o time será fraco. Mas deixe este pensamento para depois do Paulistão.
2- Entre seus pares, aja com otimismo, mesmo que à noite você tenha gritar em casa, trancado no banheiro com um travesseiro na boca. Nunca transpareça desesperança. Crie para si ensinamentos e repita aos desesperados: " Há coisas que vem para o bem", "Deus põe pedras no nosso caminho...". Ou qualquer bobagem pseudo psicorreligiosa.
3- A família é um caso delicado. Pegue seu filho de cinco anos de idade e afaste-o dos cunhados são-paulinos, dos tios palmeirenses e dos amiguinhos santistas. O isolamento neste momento é necessário. Depois minta. Diga que a Série B é um campeonato especial - tanto que só o Corinthians está nele e Palmeiras, São Paulo e Santos nem disputam.
4- Antes de o campeonato de 2008 começar, arraste o pequeno até uma loja de esportes e compre coisas do Timão. Fale sempre da "Série B": nunca use a expressão "segundona" em casa. Introduza a palavra inveja no vocabulário do menino. Qualquer sarro que o guri sofrer, diga que é inveja de meninos cujos pais não têm dinheiro para comprar a camisa do próprio time.
5- Introjete os cantos novos que aparecerão: "Ah! Vamos voltar! Timão na Série A!" Assim você evita pensar na segundona e série B.
6- Adquira uma personalidade inovadora. Pense que já é hora de reformulações, atrair gente nova, talentos escondidos. Isto facilitará a aceitação do time fraquinho e cheio de nomes desconhecidos que virá.
7- Nunca demonstre revolta, pois tudo que seus amigos torcedores dos outros times querem é deitar e rolar sobre o seu sofrimento. Diga que está sendo bom, que é nesta hora que descobrimos os verdadeiros corintianos, que os aproveitadores e ratos se afastarão. Pense, não grite: "Raça, Timão, você é tradição!"
8- Encare os jogos no Pacaembu como eventos, não como jogos em que você tem que torcer e, eventualmente, sofrer. Leve as crianças, compre muito sorvete, amendoins, outras porcarias. Elas vão adorar todas as guloseimas e vão associar a Série B e o Corinthians a pensamentos bons, momentos de felicidade.
9- Escolha um ídolo, seja ele qual for. Para os meus filhos, na época do Palmeiras na segundona, ops!, série B, elegi o Muñoz (veja a que ponto cheguei!). Mas funcionou. Um dia, no Parque Antarctica, o Muñoz fez um gol e correu para a numerada bem em frente ao meu filho, que estava na grade. Aproveitei e falei que ele estava comemorando o gol para ele (lembra? Vale mentir, o momento é delicado e seu filho pode se tornar um são-paulino).
10- Relaxe, perca um pouco da marra e esqueça velhas ladainhas. Encare os fatos: você está na Série B. Pior, só mesmo se cair para a Terceirona. Boa sorte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Desculpem a omissão dos são-pailinos nessa matéria, por motivos obvios.
Gostei de ver a solidariedade dos alvi-verdes com os corinthianos.
"Melhor serem dois do que um, porque quando um "caí" haverá quem o ajude!! Tô emocionada com vcs.hehe
Postar um comentário