24.12.07

Ausência anual

Meu natal tem cor de nostalgia, cheiro de saudade e gosto de lágrima. Ele chega carregado de ausências. Nos dias que antecedem o vinte e cinco de dezembro, percebo a sombra da melancolia cobrindo tudo. As muitas luzes não me iludem; a avalanche de reclames comerciais torna toda festa vulgar. O natal engasga minha alma com um choro que nunca chega.

Meu natal pertence à infância perdida; lembro do menino ansioso que fui, da frustração dos presentes que nunca chegaram e da expectativa renovada de que o próximo ano será diferente. O Deus do natal é menino. Preciso cobrar deste coração adulto: quem não se fizer como uma criança não herdará o seu Reino.

Meu natal sempre vem com jeito de despedida. Como ele acontece a uma semana do final do ano, devo olhar para o passado e observar o rastro do que foi a minha vida. Sinto falta de quem já partiu e despeço-me de cada um, mais uma vez. No natal, lamento os lugares vazios na mesa e contemplo os sorrisos nas fotografias de quem já não existe. Tenho medo; em outros natais menos gente virá para a ceia. E isso dói.

Meu natal é carente de Deus. O Menino-Deus já não está por aqui. Faz tempo que ele se foi. É verdade que deixou seu Espírito, mas eu careço de sua presença concreta. Nada e ninguém o substituem à altura. Ah, como eu desejo tocar em suas vestes e acompanhar o movimento afetuoso de seus lábios. No natal meu espírito clama, Maranata!

Soli Deo Gloria.

Ricardo Gondim

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin