18.12.07

Fé demais

Enquanto a Igreja Católica gasta o seu latim, dividida em torno da greve de fome do bispo do São Francisco, a Igreja Universal do Reino de Deus trata de cuidar do milagre da multiplicação -não dos peixes, mas da fortuna alavancada pelos dízimos de seu rebanho.

São 23 emissoras de TV, 40 rádios próprias e outras 36 arrendadas, dois jornais de grande circulação, duas gráficas, empresas de participações, uma agência de turismo, uma imobiliária, uma seguradora de saúde e -surpresa- até mesmo uma empresa de táxi aéreo. Haja fé.

A ótima reportagem de Elvira Lobato publicada no sábado pela Folha revela uma rede diversificada de negócios ligados à Universal, a que não falta pelo menos uma conexão com o paraíso fiscal de Jersey, aquele mesmo de Maluf.

A Rede Record, avaliada em R$ 2 bilhões, seria só o centro nervoso a partir do qual Edir Macedo comanda um império em expansão. Lembre-se, ainda, que o PRB, de José Alencar, é o braço institucional da igreja, embora sua presença na política vá muito além desse partido.

Nem o céu parece ser o limite para os neobucaneiros da fé, cuja máxima é a de qualquer negociante de sucesso: encontre (ou crie) uma necessidade e a satisfaça. Organização empresarial, técnicas agressivas de convencimento e mobilização, idéia de felicidade associada à promessa de ascensão social e conquistas materiais -só por herança ainda chamamos isso de religião.

Ao contrário dos católicos, reféns do juízo final, a Igreja Universal propõe a salvação aqui e agora; ao contrário das utopias de esquerda, coletivistas, estimula a redenção do indivíduo, só ele.

Uma igreja assim aderente ao espírito do capitalismo encontrou na perdição das décadas perdidas de 80 e 90 terreno fértil para vicejar: desemprego, tráfico de drogas, famílias despedaçadas e jovens sem futuro nas periferias ofereceram o palco ideal ao apelo neopentecostal. Como Silvio Santos, Edir Macedo explica muito do Brasil.

Fernando de Barros e Silva, na Folha de S.Paulo.
,
colaboração: Luciano Cavani

6 comentários:

Anônimo disse...

gente, eu acho que com o passar do tempo a iurd vai ficar muito parecida com a atual catolica. cada massa com sua heresia, neh?

Unknown disse...

Não sou fã nem adepto da IURD, mas vejo como natural o crescimento de uma instituição que tem agregado uma massa de pessoas. Se a IURD estiver enganando ou o Bispo Macedo como diz o comentarista, então em algum tempo a máscara deverá cair. Me parece que atacar é mais fácil do que defender, ou então; será que nenhum benefício esta instituição trouxe às centenas de pessoas que frequentam?

Anônimo disse...

Já ouviram dizer que só se joga pedra em árvore que dá fruto, pois é isso que tenho visto e lido, se na palavra está escrito que Deus não se deixa escarnecer, por que eles sobrevivem até hoje? Quem não ajunta espalha, alguém pode me explicar por que então eles crescem tanto? Enquanto alguns ciriticam suas igrejas estão vazias, seus minsitérios falidos e muitos seus menbros passando necessidades, afirmo mais uma vez que não entendo isso!!!

Anônimo disse...

O povo evangélico precisa acordar pra esse charlatão. Edir Macedo é maior inimigo do evangelho no nosso país. O que mais me decepcionou foi o apoio em massa dado a Edir Macedo, pelos líderes evangélicos, na ocasião em que foi filmado em plena aula de charlatanismo na praia. Líderes de igrejas que hoje são esculachadas nos caríssimos programas da madrugada, por não resolverem o problema econômico de seus membros, enquanto os “bispos de uma voz só” lavam o dinheiro dos dízimos no contracheque do Tom.

Anônimo disse...

o que é um "ministério falido" ou uma "igreja vazia"?

Me pergunto quantos membros haviam na "Igreja de Jesus" e se não seria falido o ministério que sobreviveu mesmo após a morte de seu líder, de seu Cristo.

Na verdade, exemplos falam mais que palavras

Anônimo disse...

O Corneteiro desenbucha,
OPA lá! Poxaaaa! Eh verdade que o cara esta de pé até agora, mas ele é homem, e homem morre. Muitas pessoas e conheço alguma delas foram alcançadas por Cristo neste grupo, não há que negar, outros conseguem sair de suas pasmaceiras de vida, por causa da situação que vivemos no país ou de ordem familiar desestruturante, seja qual for, sabendo disso tudo, apesar de todos os efeitos e apelos que o grupo com seu lider carismático tem feito, mesmo assim estes são usados por Deus para salvar a quem Deus pertence, mas creio que certas coisas não se justificam e não concordo, e vejo isso no exemplo de Jesus e não de um lider humano e que diz que o sucesso e o dinheiro é a tônica (isso é uma falácia), isto é deturpação. Eu creio que o tipo de "evangelho" que é pregado ali é superficial e muitas vezes deturpante e também para um grande número de pessoas que entra também deve sair muitos, isso significa formar cristãos superficiais e que pouco conhecem, leram e estudem a Bíblia de maneira correta, pois vão na onda do que é dito nos termos do dia. E me veio algo a mente, quantidade não é sinônimo de qualidade, ou quem é o maior necessariamente não é o melhor comparando com a qualidade dos crentes que existem hoje com os do passado em sua maioria para melhorar a sociedade degradada em que vivemos é preciso cristãos altaneiros, coletivos, que não tenham a sanha individualista mas em todas as instancias da vida nacional, que estudem e leiam a Palavra, que orem fervorosamente e que levem de maneira adequada e não automática o evangelho genuíno... O que está faltando para isso? Pense nisso.

Blog Widget by LinkWithin