3.12.07

Procuram-se tiozões

Poucas notícias são tão reveladoras sobre tendências do mercado de trabalho do que a crescente procura de trabalhadores acima dos 50 anos de idade, os chamados tiozões. É o que se percebe, como nitidez, nos relatórios do Ministério do Trabalho até mesmo para a faixa etária acima dos 65 anos de idade.

Ao mesmo tempo, cai a procura por trabalhadores entre 15 e 17 anos e cresce bem abaixo da média o segmento entre 18 a 24 anos. Coloquei o detalhamento desses números em meu site, no qual se vê como um preconceito vem sendo abatido.

O preconceito diminui porque, com as mudanças na saúde, as pessoas conseguem se manter jovens e vigorosas por mais tempo. Mais importante, porém, o mercado demanda profissionais com mais experiência e escolaridade.

Importante mesmo é saber que, com o crescimento econômico, o país vai aprendendo a importância de se investir na qualificação dos indivíduos - isso vai a tal ponto que, como mostra o Ministério do Trabalho, gente que já deveria estar aposentada, condenada a ficar esperando a morte, torna-se competitiva.

Gilberto Dimenstein, na Folha Online.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin