9.12.07

Psicologia é a antítese da Palavra de Deus

A Psicologia nada tem a ver com o Senhor Jesus Cristo. De fato, ela é a antítese da Palavra de Deus, pela qual todos nós seremos julgados (João 12:48).

Psicologia é a "falsamente chamada ciência" (1 Timóteo 06h20min), que trata da mente e dos processos mentais. Ela se propõe a curar os erros humanas através de métodos humanos, desprezando o método divino da cura pela confissão de pecados.

A desgraça espiritual e social que tem atingido o Ocidente resulta da falta de leitura e obediência à Bíblia, a qual foi substituída pela Psicologia.

Aceitar conselhos humanos dos discípulos de Freud, Jung e outros psicanalistas significa suicídio espiritual. Por que beber água poluída, se temos a água pura da Palavra de Deus?

Por que confiar nos chamados "psicólogos cristãos", se eles estão mais interessados no lucro financeiro do que na cura dos pacientes? Paciente curado é ganho perdido; portanto, quem for inteligente, pense no assunto!

Esses psicólogos enchem seus clientes de medicamentos "tarja preta", deixando os mesmos agrilhoados aos caprichos da "falsamente chamada ciência". O que não falta é cliente afundando no poço da dependência química e estragando sua vida espiritual, emocional e familiar.

trechos de Psicologia "Cristã" ou a Bíblia?, artigo de Mary Schultze.

35 comentários:

Anônimo disse...

oh, my god! pavarini, o q vc acha disso? mto polemico!

Pavarini disse...

O que acho? Discordo integralmente das afirmações da minha querida Mary Schultze, de quem tenho um livro autografado. Já trocamos inúmeros e-mails e sempre respeitamos as diferenças de opinião, algo meio raro no meio do saleiro.

Não me agrada fazer deste espaço uma espécie de "gueto da unanimidade". Leio inúmeros articulistas cujas opiniões discordo, porém respeito.

A propósito, nesta semana vou postar um texto meu que tem a ver c/ esse tema: "Saco cheio de rótulos". Vai sair na próxima edição da "Eclésia".

Big abraço

PS.: Faltou dizer o que os voyeurs do Orkut já sabem há bastante tempo: faço terapia. E curto muuuito! :)

Anônimo disse...

Mais um showzinho anencéfalo dos nossos companheiros de caminhada. Peca pela reflexão rasa sobre a relação ciência e fé e pela ignorância da profissão já que psicólogos não estão autorizados a receitar nenhum medicamento. Essa prerrogativa pertence aos psiquiatras. TSC TSC

Filipe Albuquerque disse...

visão tosca e maniqueísta sobre um assunto que ela nitidamente não faz a menor idéia do que é. infelizmente, o comportamento tem se tornado padrão no meio crente. triste.
abs

Anônimo disse...

pavarini, legal o teu posicionamento. o texto da autora não dá espaço para crítica, é do tipo "não e ponto final".

Anônimo disse...

Mary Schultze não deve saber que Psiquiatria e Psicologia não são a mesma coisa. Mary Schultze não deve saber que no Brasil psicólogos não prescrevem medicamentos. Texto ridículo este...

Anônimo disse...

Quem é ela para falar de ciência e não saber escrever um texto que possa ser contestado academicamente? Eu acho que... isso é isso e aquilo é aquilo e estamos conversados! Ouch! Pena que essa é uma visão que se alastra no meio, principalmente naqueles que nem a Bíblia estudam. Triste.

Anônimo disse...

Bom, primeiramente, como ja foi escrito, o psicologo nao ministra remedios, apenas encaminha para o psiquiatra. Segundo, a psicolologia criada no sec XX, nao tem como comparar com os escritos da bíblia. E terceiro, TUDO o que Deus permitiu que fosse criado é para o próprio ser humano fazer uso de forma coerente. E quarto, essa pessoa não deve fazer nenhuma consulta médica, pois se Deus cura TUDO, então pq ir ao médico, nesse caso não seria somente Deus o curador? E quinto, parece que essa pessoa, fez INSTITUTO PALAVRA DA VIDA, pois eles são terminantemente contra e conservadores, o que é uma pena.
Obrigado

Alzira Sterque disse...

BRILHANTÍSSIMA!!!
Como sempre a brilhantísima Mary nos traz um belo texto. Vale a pena refletir nesta questão, ainda mais quando vemos tantos pastores pregando mensagens com um manual de psicologia do lado, com pitadas de técnicas de neurolinguística e positivismo. A mensagem de Jesus é suficiente,clara e eficaz. Não há porque o uso de tanta ciência (feita pelo homem)em algo tão lindo como a Verdade pregada por Jesus. Eu lhe entendo, Mary, tambem tenho uma profunda comunhão com o nosso Deus, pois, como você, sofro quando vejo que a Palavra já não é mais suficiente para alguns. Isso me dá frios arrepios!!

Anônimo disse...

Para começar psicologos não receitam remédios até porque não possuem CRM e sim CRP, segundo; Jung não era psicanalísta e sim um discidente da teoria psicanálitica, sendo criador método análitico diferente em todos os conceitos da psicanálise. Seria bom que a autora se inteirasse mais sobre o assunto, já que os psicólogos só são a favor de rémedios em casos extremos em que a vida corre sério risco imediato, visto que a ánalise pode curar - mais com o tempo.

Paulo R. Cordeiro

Unknown disse...

Não conheço a senhora Mary Schultze. Sua fala parece absurda e estapafúrdia. Uma marciana falando sobre vênus. Mistura alhos com bugalhos. É parcial. Utiliza versícluos bíblicos à moda dadaísta com intuito de provar suas elucubrações sem pé nem cabeça.
A julgar por suas afirmações, imagino o seu mundo todo cinza ou preto e branco.
Eudes Alencar

Anônimo disse...

Existem alguns aí que são tão mal informados, mas tão mal informados que nem se quer sabem que os psicólogos americanos tem autorização sim para receitar remédios (talvez seja bom usar o termo anencéfalo pra si mesmo). Lamentável as colocações simplistas dos que deixaram se levar por uma filosofia que mais é um embuste teórico com bases epistemológicas furadas que conseguiram influenciar inclusive os Cristãos a pensarem de forma superficial quanto ao Poder de Deus e de sua palavra. Queridos, não sejamos como criancinhas!!! Argumentos ralos e seculares não podem ser usados para se pensar em algo que realmente contraria a Cultura. Sou Psicólogo, estudei todos os autores mencionados até aqui e mais alguns e sabe qual a conclusão meus queridos? LIXO TEÓRICO!!!! Se vc tivesse a oportunidade de entrar no DNA da Psicologia Secular veria que esta pretensa "Ciência da Alma", nada mais é do que uma religião secular reconhecida como Ciência às custas de mentes brilhantes usadas para o confundir. Realmente é de se lamentar como pessoas tão "inteligentes" não conseguem visualizar o que está por detrás da sutileza "científica" da psicologia. Ah!!! Sei que falar de internet pra uma formiga é perda de tempo, mas acho que você pode refletir um pouco a respeito das sutilezas malignas da cultura secular em que os "Cristãos" estão envolvidos, ao invés de ficarem preocupados com os "mistérios", os "sapatinhos de fogo", os "Shureshurecantalabatchure", com a mais nova moda gospel do momento, deveriam usar o intelecto dado por Deus para pensar em como as vãs filosofias têm permeado a sociedade, e permitido que inclusive Discípulos de Cristo se tornem discípulos de Freud... Lamento se contrariei vc, mas não é minha intenção te agradar, nem tão pouco cair na armadilha sutil de estar de acordo com qualquer coisa simplesmente pq a Cultura impõe isto...Shalom!!!!

jubis disse...

Desculpe Pavarini, mas dessa vez a Mary deu uma bola fora. Primeiro, psicólogos não ministram remédios, e sim psiquiatras. Segundo, nem todo psicólogo segue a linha Freudiana ou Junguiana, que aliás, Jung não tem nada a ver com Freud em muitos de seus pensamentos. Terceiro, ela desconhece a terapia sistêmica, ou o psicodrama ou a terapia breve que dão alta aos pacientes e que resolve sim, e como resolve. Como terapeuta familiar e de casal tenho visto muitos casais tanto cristãos como nãos terem seus casamentos ajudados e porque não dizer, curados com a ajuda da terapia. A Bíblia está aí, mas às vezes precisamos de ajuda para vermos alguns princípios e aplicá-los. Da mesma maneira que vc continua indo a dentistas, a médicos para seu corpo e dentes, vc tbém não pode ignorar a grande ajuda de terapeutas conscientes de sua missão para ajudar as emoções a serem colocadas nos seus devidos lugares.
Um abraço, aconselho a |Mary a ler mais sobre a psicologia e seus efeitos.
GEruza

Anônimo disse...

Bom voltei..fazer o que.
Primeiro, em Tiago, lemos, Não julgueis para que não sejais julgados, como pode afirmar algo sobre psicologos cristaos? Essa é a primeira advertencia que faço a essa autora irresponsável. A segunda, são dois textos relacionados por ela que estão fora de contexto: em l Timoteo 4:20, a ciência especificada é a gnosis, ou o gnosticismo,portanto, não é a psicologia, e tão pouco generalizando o termo " ciencias ", texto fora de contexto.
Em João´, é a mesma coisa, o fato de haver uma técnica ou varias,que possam ajudar o ser humano, e o profissional cristão de fato, usa as técnicas em pró de algo que venha não a substituir a biblia mas com certeza tambem não entra em conflito com ela.
Me desculpe, pessoas rígidas, não crescem tanto espiritualmente quanto intelectualmente: " Para se persistir navisão antiga e limitada, é necessário que se negue o tempo todo as experiencias e informações contrarias... Esta experiência pode tornar-se cansativa e extenuante". Texto de Padre John Powell, em seu livro Para viver em plenitude. No mínimo por ser padre essa autora tambem o julgará de acordo com a sua rigidez.
Frase de um pr. A igreja tem muitos que Deus não tem, e Deus tem muitos que a igreja não tem.
Será que ela discorda disso tambem?
abraços

Psic.Joel Leite disse...

Sou psicólogo clínico comportamental -cognitivo, cristão. Creio em Jesus cristo como meu salvador pessoal desde os meus 10 anos de idade quando o aceitei como meu Senhor. Penso que a colocação feita pela Sra. Mary Schultze chama-se: desespero de causa. O argumento que ela está usando, é um argumento de muitos lideres religiosos. Não querem perder a clientela! Entendem?$$$
Sei muito pouco de Carl Gustav Jung, mas, o que sei é que foi filho de pastor protestante e foi criado com conceitos bíblicos desde a mais tenra idade. Alguem me citou essa frase dizendo ser de Jung " No futuro os consultórios de psicólogos estarão cheios porque os confessionários falharão". Gabinete pastoral, hoje não é mais confiável!! Sejam bem vindos PSICÓLOGOS CRITÃOS!!!

Psic.Joel Leite disse...

Sou psicólogo clínico comportamental -cognitivo, cristão. Creio em Jesus cristo como meu salvador pessoal desde os meus 10 anos de idade quando o aceitei como meu Senhor. Penso que a colocação feita pela Sra. Mary Schultze chama-se: desespero de causa. O argumento que ela está usando, é um argumento de muitos lideres religiosos. Não querem perder a clientela! Entendem?$$$
Sei muito pouco de Carl Gustav Jung, mas, o que sei é que foi filho de pastor protestante e foi criado com conceitos bíblicos desde a mais tenra idade. Alguem me citou essa frase dizendo ser de Jung " No futuro os consultórios de psicólogos estarão cheios porque os confessionários falharão". Gabinete pastoral, hoje não é mais confiável!! Sejam bem vindos PSICÓLOGOS CRITÃOS!!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a Mary Schultze, e digo ainda mais: a psicologia, psiquiatria, psicoterapia, e outras psico não passam de verdadeiras charlatanices modernas.
E dou Graças a Deus por já estar vacinado contra estas lavagens cerebrais realizadas de formas sutis por psicólogos, psiquiatras, psicoterapeutas, psicanalista, e outros psicos, que só servem para escravizar o povo psicologicamente. Essa psicologia e todas as suas variantes não passam de verdadeiras lisonjas e enganos, e é sim uma falsa ciência, pois a verdadeira ciência consiste em conhecer a vontade de Deus, consiste em conhecer a Deus através de Sua Santa Palavra, que é a Bíblia Sagrada.

Unknown disse...

Que triste saber que existem pessoas perdendo tempo com essas tolices!!!
Cada um viva a sua vida e preste contas a Deus por ela. Como existem muitos psicólogos cristãos que usam a psicologia para enriquecer, existem muitos interessados sim em ajudar o povo cristão....assim como outros profissionais (médicos, fisioterapeutas, odontologistas)!!!
Lamentável saber que ainda existe esse preconceito no meio cristão. O que me deixa aliviada é saber que daqui um tempo isso irá acabar. Antigamente não podiam realizar estudos com corpos de pessoas mortas, pois acreditavam que a alma e o corpo eram a mesma coisa, mas com o tempo a igreja percebeu que isso era uma tremenda besteira, e as pesquisas avançaram contribuindo para o nosso bem estar. Então, acredito que isso irá acabar, como acabou com a medicina, com os costumes de vestimentas, com os brincos...enfim...crentes “doutrinados” sem conhecer a bíblia resulta nisso....geram um monte de baboseiras!!!

Anônimo disse...

Boa noite meus irmãos. Ante de mais nada quero que saibam que a Sra. Mary Schultze nao sabe a diferença entre psicologia, psiquiatria e psicanálise. Sou cristã há mais de 15 anos, sou psicóloga. Tenho Deus como meu único salvador e mediador. Amigos, o psicologo nao receita remédios, isto cabe ao psiquiatra. Psicologia nao é psicanálise. Na psicanálise lidamos com o inconsciente, a psiologia foca o cnsciente, totalmente diferente. Eu acredito que no cabe a mim julgar o ponto de vista da Sra. Mary Schultze, somente explicar os pontos equivocados que utilizou em eu texto.

Karin Stahlke disse...

Ta legal!
Concordo em partes e discordo em muito.
Para começar, a Psicologia é uma ciência recente, segunda metade do Séc XIX. Apesar de considerada como tal, discordo que seja totalmente ciência, dependendo das abordagens. Para psicanálise (Freud’s, Melanie Klein, e outros, que também apresentam discidências entre si em alguns aspectos) e psicologia analítica (Jung) principalmente não há como afirmar que são ciência, e os próprios adeptos da categoria discordam da mesma forma. A psicologia experimental, cognitivo-comportamental e linhas que seguem por esse viés, começaram e cresceram lutando por uma ciência. Além destas existem as já citadas psicodrama, a Gestalt Terapia, a Terapia Sistêmica, a Psicologia Humanista, a Existencialista, ou mesmo a Psicoterapia Breve que não é compreendida como uma linha separada.
É importante lembrar que a Ciência não é Verdade Absoluta, e ela mesma se reconhece como tal, ela é verdade enquanto não são trazidos dados metodologicamente comprovados que contradizem sua verdade, e assim ela se recicla. E nesse pacote entra a psicologia sim. A Bíblia, o Cristianismo é uma Verdade (e na minha concepção de cristã, não é UMA, mas A Verdade). Nesse sentido, inquestionável. A Ciência se encarrega de questioná-la simplesmente por ter essa função. O que você faz com esse aglomerado de informações é simplesmente responsabilidade sua! Uma coisa é fato! Sem fé é impossível agradar a Deus. Se tentamos Justificar nossa fé em dados palpáveis, não vamos de encontro com esse princípio. Entretanto, Deus nos deu inteligência para aprendermos ao máximo o que podemos aprender. Deus nos criou e nos permitiu pensarmos. E simplesmente achar que tudo deve cair do céu, que Todos os problemas da humanidade devem ser resolvidos sempre com milagres é também desconsiderar a capacidade criativa que Deus colocou em nós humanos como imagem e semelhança dEle! E aqui entram as coisas mais absurdas que dizem que cristão não deve tomar remédio porque deve só crer que Deus vai curar, e se Ele não curar é porque então é para tomar remédio. Questiono a visão de Soberania de novo. E questiono o quanto as pessoas jogam fora a inteligência que Deus deu de presente para pessoas que se interessaram em ajudar e curar pessoas pela medicina. O mesmo entra no caso da psicologia com suas causas emocionais! Acredito que Deus possa curar instantaneamente pessoas doentes psicologicamente, mas também acredito que, assim como Ele criou em nós a necessidade de termos vínculo uns com os outros, e colocou isso inclusive como mandamento seu (Ame o próximo como a si mesmo), a psicologia se palta nesse princípio em suas mais diversas linhas! Há toda uma ética em volta desse princípio que rege todas as abordagens! Não consigo ver antítese da Palavra de Deus nisso! Aqui eu só citei uma das coisas que vão muito de encontro com a Palavra de Deus! Posso até concordar com algumas linhas teóricas e bases de algumas abordagens vão contra muitos princípios bíblicos. Afinal, os criadores são desde cristãos, judeus, filhos de pastor, até ateus, seticistas, darwinianos, panteístas, e diversos filósofos. Justamente porque a área psicológica envolve não só pessoas crisãs, mas todas as pessoas que são pessoas! Ter campo psicológico em sua constituição de ser é uma característica humana! E cada um faz sua leitura a respeito de acordo com suas bases, suas crenças, suas colocações!
Além das diversas escolas, abordagens, linhas de psicologiaS, temos as diversas atuações de psicologia. ELA NÃO É SÓ CLÍNICA. Existe a psicologia escolar (que está sedenta de adeptos!), psicologia do trabalho, psicologia que lida com casos de deficiências, psicologia social (que aliás, deveria ser aplaudida e deveria dar um soco na cara de cristãos que não levantam a bunda do banco da igreja para fazer alguma coisa pelas pessoas á sua volta que precisam de ajuda, precisam ter uma qualidade melhor de vida, precisam aprender a pescar e não simplesmente ganhar “cestinhas básicas”), entre muitos outros. Jogar isso tudo no mesmo saco e dizer que tudo isso é antítese da bíblia é muito além de um preconceito generalizado! Desculpe Mary Schultze, não quero generalizar suas posições, acredito que criteriosidade e criticidade deve fazer parte dos teus diversos discursos sobre inúmeros temas, mas é mais um exemplo de bloquear e fechar a mente para inúmeros exemplos de cristãos que se ilham na sua comunidadezinha, no seu guetozinho de cristaozinhos bitoladinhos que simplesmente ignoram a Soberania de Deus presente em Todos os aspectos do mundo, estão dando de presente tudo para o diabo, em outras palavras, e quase num outro viés, mas que possui sua ligação com esse discurso. Sem falar que é uma difamação da própria imagem de Deus (uma vez que nós seres humanos somos criados à imagem e semelhança dEle), uma falta de Louvor pela sua Obra, entendendo que a psique humana também foi criada por Ele, ela existe antes de existir a psicologia, e existir alguém que percebeu essa criação dEle. Eu simplesmente acho absurdo tanta inteligência ser bloqueada por coisinhas desse tipo. Deus vai muito além do que conseguimos imaginar, pensar, calcular, mensurar! Por isso tanta discidência na psicologia e em todas as produções mentais e/ou materiais concretas humanas! Deus é muito complexo em toda a sua criação!) Uma das coisas que a psicologia questiona é justamente o que está estragado na vida emocional, familiar, espiritual e tantas outras áreas de uma pessoa que procura ajuda desta. Ela ajuda num primeiro momento a perceber quais são os problemas existentes, e procura junto com a pessoa a solução, em suas diversas abordagens, aplicações, terapias, instrumentos, etc. Não existe receitazinha pronta, porque não existem pessoas iguais. (extremamente simplista).
O interesse financeiro. Estou no 4º ano de psicologia, e já vi absurdos polares nessa questão. Pessoas que cobram valores irreverentes, pessoas que se pautam na necessidade financeira específica de cada paciente, e cobram de acordo com o que é possível, pessoas que, no outro extremo, fazem atendimento de graça, o que é inaceitável, porque o próprio paciente/cliente acaba não se implicando como deveria por desvalorizar o tratamento. Cada realidade cultural, indepentende de ser um cristão ou não, deve ser respeitada de acordo com a localidade, a realidade fincanceira da sociedade em particular, e da própria pessoa, em singular.
Confissão de Pecados: Me diga como as pessoas vão conseguir confessar seus pecados mais cabeludos para um pastor, um padre, um irmão na fé, um qualquer coisa cristão, que tem dois olhos alienadamente julgadores, pessimistas, ditadores, e preconceituosos com relação ao pecado, se não conseguem lidar nem mesmo com sua própria vida de santidade?? Assim como confessar os pecados para um irmão, a psicologia se debruça constantemente em evitar qualquer levantamento de valores para justamente a pessoa se sentir extremamente á vontade para falar sobre o que quiser, em especial as coisas que as pessoas à sua volta não permitem. Ao colocar a podridão pra fora, o psicólogo pode manejar com extremo zelo e temor, de acordo com as crenças da pessoa, essas informações, visando a cura. Volto a afirmar, Deus sabe como fazer isso e muito mais de forma PERFEITA, e creio que Deus usa a forma que Ele quiser para curar as pessoas, inclusive numa terapia.
Concordo! Se as pessoas lessem mais a bíblia iriam se permitir serem curadas e restauradas!! Mas descordo que a Psicologia deva ser vista como antítese da bíblia. Sinceramente, se os cristãos estivessem tão preocupados assim com essa questão, não seria necessário pessoas que não são cristãs criarem uma ciência chamada Psicologia para dar conta dessa parte humana, as emoções, a mente, o intelecto, o sentimento, a memória, as reações fisiológicas, etc... Se os cristãos cumprissem de verdade todos os mandamentos de Deus, se conseguissem entender a profundidade do que Deus nos deu em Amor, em Graça, em Perdão, em Reconciliação com Ele, em doar o Consolador, quem sabe não precisaria de psicólogos! Se os irmãos soubessem que são tão pecadores quanto as prostitutas, quanto os homossexuais, quanto os drogados, quanto os ricos avarentos, saberiam olhar para as pessoas com o olhar de Jesus, saberiam que Deus odeia o pecado mas ama o pecador, e saberiam transmitir esse amor e serem canais e instrumentos de Deus para curarem vidas!! Saberiam instrumentalizar com muito mais propriedade uma ciência que eles mesmos poderiam ter criado, por se interessarem abundantemente pela criação de Deus, a Psicologia. E não ficariam fazendo esvaziamento de mente nos cultos, se esquivando do estudo da palavra, evitando falar com irmãos que não gostam, que não se identificam, evitariam jogar todos no mesmo saco e rotular, evitariam atribuir surgimento de coisas novas ao poder do diabo, enaltecendo ele nos avanços tecnológicos e outros, evitariam se isolar da sociedade e do mundo, se esquivando da responsabilidade de profetas, de missionários, de filhos de Deus, de embaixadores de Cristo, de portavozes do evangelho frente a todas as bifurcações de trabalho mental humano do mundo!
Só para frisar de novo,... sou cristã, em processo de conversão por estar sendo lapidada constantemente por Deus, decidida a ter Jesus como meu Senhor e Salvador o resto da minha vida, amo, louvo e adoro a Deus sempre que acho possível, sempre que me implico com coisas novas e velhas-novas, sou filha de pastor, e sou estudante (e amante) de psicologia!

Anônimo disse...

Acho que você está muito doente e devia tratar-se. E põe os outros doentes à sua volta também, com toda a certeza. Julga que é dono da verdade. A Psicologia é uma ciência sim, e como tudo o que existe no mundo possivelmente tem a ver com deus e com os seus caminhos. E ajuda muita gente. E a religião e as igrejas põem muita gente doente com as suas verdades impostas.

Kelli St disse...

Sinceramente, penso que faltou entendimento sobre o assunto da parte da autora do texto: primerio, confunde psicologo com psiquiatra, o que é uma falta grave. E segundo, chama os psicologos de "dicipulos de freud" e não sabe que a psicologia tem outras linhas de pensamento alem da teoria freudiana. Eu sou estudante de psicologia e não sou dicipula de freud como ela disse, sou dicipula de Cristo. E tbm naõ se pode dizer que a psicologia substituiu a leitura biblica, pois na realidade muitas outras coisas coisas o fazem entre os não cristão. Psicologia é ciência sim!Porém é preciso observar suas tecnicas de acordo com a Palavra de Deus.

Anônimo disse...

Primeiro: psicólog não receita remédio algum, quem faz isso é psiquiatra. Primeiro vc deveria conhecer melhor a psicologia para depois falar dela...
Outra coisa: papel higiênico também não está na bíblia, e todo mundo usa, e não vive sem!!
pense nisso

Anônimo disse...

Uma pena ainda existir pensamentos preconceituosos como estes.
Desde a nossa criação, Deus trabalha em parceria com o homem, não precisaria de nenhuma ciência ou conhecimento humano para tratar ou curar alguém, porém assim o faz.
E através de sua graça tem usado e capacitado psicólogos e médicos para tratar as pessoas.
Ele nos capacitou a cuidarmos uns dos outros. Isso faz parte de um seres que se relacionam!
A psicologia pode contribuir muito no reino de Deus. Basta conhecê-la bem antes de criticá-la.

Anônimo disse...

Primeiramente, Como podes afirmar que a Psicologia é uma pseudociência?

E DEPOIS, psicólogs não receitam medicamentos....e também...psicólos e psiquiatras são profissionais distintos!!


Pesquise mais a respeito...para depois formar um debate!!


att.

Anônimo disse...

ok ok... se estamos com doenças físicas, oramos.... se Deus, por algum motivo não nos cura, procuramos um médico. O mesmo serve com as doenças psíquicas... !!!!

carlota disse...

Eu tb acho dona Mary um pouco desinformada. Mas o que me interessa destacar é que todo o conhecimento que está nas ciências está tb em Deus. O que os humanos vão sabendo forma parte da sabedoria que Deus quer nos transmitir.
Se é por fazer errado...você pode fazer errada a feijoada do sábado...e envenenar seus convidados...ou pode dar um conselho errado. Mas não é a "ciência" culinária que está errada, nem seu carinho que aconselha. O que pode estar errado é a orientação que você dá ao conhecimento aplicado. Usar a eletricidade para torturar não é culpa da física!!!!
Existe muito pastor doente por aí que faz adoecer suas ovelhas...isso é por que o evangelho está errado ?
Basta de preconceito, basta de julgamento, vamos ser como devemos ser: filhos do Altíssimo, e não fariseus sepulcros caiados.

Gelson Assis disse...

Certa feita ouvi de um professor apaixonado pela Bíblia: "A boa Teologia não colide com a boa ciência e vice-versa".

Giuliano Barcelos disse...

Concordo totalmente com a Mammy (apelido carinhoso da Mary).

O mundo está cada vez mais "culto", mais "inteligente" e mais entregue à barbárie do pecado.

Se a psicologia é tão boa, pq mais pessoas tem suas vidas transformadas nas igrejas que nos consultórios?

Anônimo disse...

É... quanta bobagem! Penso que Mary Schultze precisa fazer terapia com um bom Psicoterapeuta Cristão!

Anônimo disse...

Que Deus tenha misericórdia de você, não pode afirmar uma coisa da qual não sabes.
Grandes Pregadores Pastores e Homens de Deus são formados em Psicologia.. Poderia ficar citando muitos mas vou falar sobre um Pr. Silas Malafaia você dúvida do ministério e dacomunhão desse homem com Deus??
A Psicologia ajuda muito no trabalho de campo, trabalho social e trabalho missionário, muitos cristãos hoje fazem o curso para poder trabalhar na obra de Deus. Que Deus te perdoe pois não sabes o que fala.

Anônimo disse...

Mas uma coisa, psicólogo não prescreve remédio, quem prescreve é o psiquiatra, o psicólogo usa de técnicas e teorias, onde ajuda o paciente através de conversar com ele, a ele o paciente encontrar uma solução para o seu problema, o psicólogo não dá conselho, apenas houve pois algumas pessoas se sentem bem contando seu problemas e posteriormente ele ajuda a essa pessoa descobrir o qual solução lhe deixará feliz, completa e satisfeita com sigo e sua vida...

Outra coisa o trabalho do psicólogo vai muito além da clinica, a clinica é uma das muitas áreas de atuação..

Por favor antes de escrever um texto e publicar na internet, leia se informe e não cometa mais gafs de falar que psicólogo preescreve "tarja preta" e que psicologia não é uma ciência, você é tão ridícula que eu tenho que rir kkkkkk

Blog da K disse...

Meu Deus quanta bobagem! Como a Igreja peca por não examinar as escrituras! Por não obedecer a sua Palavra, que diz que devemos buscar conhecimento! Que Deus levante servos fiéis e que te amem, para servir ao Senhor abençoando essas mentes com a tua Palavra. E que os deturpadores de Bíblia possam ter ao menos uma chance de acordarem para o que estão fazendo! Que caia por terra todo preconceito e heresia com relação a Psicologia e todas as demais ciências no meio cristão. Que o cristão pare de fazer papel de bobo e acorde para as Maravilhas de Deus, para sua Criação, e busque conhecê-la, para saber pelo quê Louvar e Adorar a Deus! Em nome de Jesus, amém.
Quem faz essa oração comigo, levanta a mão! o/

Anônimo disse...

santa ignorância!
não tenho nem palavras pra expressar o quão tosco foi esse post.
Primeiro que psicólogo não receita remédio, segundo que a psicologia não é só psicanálise, terceiro que você precisar ler mais...
Deus não curte gente mente fechada!

Anônimo disse...

conheço na carne situações que daria um prato cheio para a psicologia porem, os critérios bíblicos foram fundamentais excenciais e suficientes para sanar todos os problemas existenciais. cada cabeça uma sentença comportamentos diferentes personalidades diversas, a psicologia é uma atividade relativamente nova se JESUS o grande psicologo como alguém já citou não usava essa forma psicológica ele fazia as pessoas pensarem sobre a responsabilidade em cada ato e não remexer no passado tentando encontrar alguém que possa assumir a culpa. a psicologia cristã ou não é maldosa e perigosa, por melhor das intenções que alguém tenha.

Blog Widget by LinkWithin