A exploração de anúncios comerciais para menores está provocando uma epidemia de violência, obesidade e depressão entre as crianças da Grã-Bretanha, segundo um relatório publicado hoje no país.
A pesquisa, feita pelo Sindicato de Professores britânicos (NUT, sigla do inglês), exige que o governo "proteja" as crianças de propagandas cada vez mais sofisticadas.
Segundo o estudo, os comerciais na televisão, as propagandas em cartazes e nos cinemas, fazem com que as crianças britânicas comam mal, sejam violentas e sofram de depressão.
Ele também acusa as empresas de contratarem cada vez vez psicólogos especialistas em infância e consumo para ajudar a conseguir resultados mais eficazes em seus comerciais, com "conseqüências devastadoras para a saúde e o bem-estar das crianças".
O relatório é um estudo mais extenso sobre o impacto dos anúncios comerciais sobre as crianças na Grã-Bretanha. De acordo com o NUT, as crianças são expostas a cerca de 10 mil propagandas pela televisão, assim como por centenas de "pop-ups" (anúncios na internet).
Em média, uma criança de 10 anos está exposta a entre 300 a 400 marcas de produtos, de alimentos a roupas e brinquedos.
O NUT informa que certas empresas geram a chamada "cultura cool", que pressiona as crianças a se vestir ou utilizar certos tipos de produtos para se "engajar melhor" na sociedade de consumo.
Como conseqüência, os pais se converteram em "vítimas de marcas", especialmente agora no Natal, quando se sentem forçados a pagar muito dinheiro por certas marcas de brinquedos, roupas ou acessórios eletrônicos.
Depois da publicação deste estudo, o ministro da Educação, Ed Balls, disse que amanhã irá anunciar um plano de estudos para o "comércio dirigido às crianças", que irá incluir restrições aos anúncios comerciais destinados a este tipo de público.
fonte: ANSA [via UOL]
10.12.07
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Um comentário:
cristaos: desliguem a televisao. ela pode nao ser a imagem da besta, mas é feita por um bando de bestas.
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