Ovacionado por mais de 300 pessoas, entre ministros, parlamentares e membros do Judiciário, o padre Júlio Lancelotti recebeu ontem, no Palácio do Planalto, o Prêmio Direitos Humanos 2007, oferecido pela SEDH (Secretaria Especial dos Direitos Humanos). A homenagem, de acordo com o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), foi um "justo e merecido desagravo" ao padre.
"No Estado de Direito, há um princípio fundamental de que as pessoas são inocentes até que transitado em julgado. Podemos estar vivendo mais uma vez o episódio da Escola Base de São Paulo", afirmou Vannuchi ao final da cerimônia, sobre a escola cujos donos, em 1994, foram alvo de falsa acusação de abuso sexual de alunos.
Lancelotti, acusado pelo ex-interno da Febem Anderson Marcos Batista, 25, de dar dinheiro em troca de favores sexuais, não comentou a premiação e também não discursou ao receber um certificado e uma obra do artista plástico Siron Franco. Ele concorreu na categoria "enfrentamento à pobreza", uma das 20 do prêmio.
Em agosto, o padre procurou a polícia alegando que estava sendo extorquido por Anderson Marcos Batista, que ameaçava agredi-lo e denunciá-lo falsamente por pedofilia. A Polícia Civil diz ter provas que comprovam a versão do padre.
De acordo com Lancelotti, ele chegou a ajudar espontaneamente o ex-interno, mas os pedidos de dinheiro aumentaram com o tempo.
Na premiação, o ex-ministro da Justiça e atual presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, José Gregori, fez elogios ao padre. "Esse prêmio reconhece o trabalho apostolar de Lancelotti."
Ele recebeu o prêmio das mãos do ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Também estavam presentes o vice-presidente José Alencar, a primeira-dama, Marisa Letícia, além, entre outros, dos ministros Tarso Genro (Justiça), Fernando Haddad (Educação) e Dilma Roussef (Casa Civil).
fonte: Folha de S.Paulo
,
Ajudou "espontaneamente" com mais de 50 paus (sem trocadilho)?
12.12.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
pois é, ele tem um grande coração.
: P
Postar um comentário