25.1.08

Gordosfera


Durante anos, especialistas em saúde vêm advertindo que os americanos estão gordos demais, que se exercitam pouco e comem demais, que nossa saúde está em risco.

Alguns gordos discordam. Blogs escritos por gordos -e tudo bem usar a palavra, dizem eles - multiplicaram-se nos últimos meses, preenchendo um espaço virtual conhecido como gordosfera, onde os blogueiros pedem a aceitação da gordura e questionam quase tudo que a sabedoria médica convencional tem a dizer sobre a obesidade.

Blogs inteligentes, atrevidos e irreverentes, com nomes como Big Fat Deal e FatchicksRule e Fatgrrl ("Agora com 50% mais gordura!") enfrentam o sentimento anti-obesidade. Eles celebram seus tamanhos grandes e pedem aos leitores para aceitarem seus corpos, que parem de fazer dieta e sigam com suas vidas.

A mensagem da gordosfera não é só que grande é bonito. Muitos dos blogueiros chamam de histeria a "epidemia de obesidade". Eles argumentam que os americanos não são tão mais gordos do que eram e que ser gordo, por si só, não é necessariamente ruim para a pessoa.

Eles rejeitam uma crença central que muitos americanos prezam, inclusive os que estão acima do peso: que só o que o gordo precisa fazer para ser magro é se exercitar mais e comer menos.

"Um dos primeiros obstáculos para a aceitação da gordura é acabar com a questão de que ser gordo é uma escolha", disse Kate Harding, fundadora do blog Shapely Prose, em entrevista. "Nenhum defensor do gordo está dizendo que você deve ficar sentado e exagerar na comida. O que estamos dizendo é que exercício e dieta equilibrada não tornam todos magros."

As pessoas vêm em diferentes tamanhos e formas, e, para os que vêm "X-Large", fazer dieta é em vão. Muitos dos blogueiros chamam seus sites de "zonas livres de dieta". (Nem mencione cirurgia para perda de peso.) Os blogs atraíram comentários negativos, até agressivos. Mas, para os leitores acima do peso, as mensagens dão força -e são libertadoras."Amiga, deixe-me dizer, finalmente estou me entendendo", comentou uma fã do site da Harding. "Sempre serei gorda. Aceito isso agora."

Por fim, os blogueiros argumentam que ser magro pode ter mais a ver com sorte genética do que com escolhas de estilo de vida."Aceitamos que algumas pessoas são altas e outras baixas", disse Rachel Richardson, 28, de Cincinnati, que escreve um blog chamado The F-Word (the-f-word.org).

A histeria contra a obesidade alcançou um ponto de fervura. Escrever blogs é uma forma das pessoas lutarem."

trecho de matéria publicada no The New York Times [via UOL]
,
tradução: Deborah Weinberg

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin