2.1.08

Maravilhosa (des)graça

"[Philip] Yancey é um dos grandes difamadores da igreja hoje. Ele só tem veneno na boca contra os 'fundamentalistas'. Vive falando mal da igreja e deve ganhar dinheiro com isso. Tenho horror de Yancey. E meu horror começou justamente por causa do seguinte: crente de verdade reconhece os erros da igreja mas não vive falando mal dela."

fonte: blog da Norma Braga

32 comentários:

Anônimo disse...

"Um esforço, com a graça de Deus, de recolocar o cristianismo na via dos debates intelectuais". (Norma Braga).Que afirmação sinistra!O coitado do Yancey foi colocado na via dos debates INQUISIDORIAIS; mais um para fazer companhia ao Ricardo Gondim.

Lou H. Mello disse...

Com a obra que ela tem publicada e com o reconhecimento internacional que alcançou (ultrapassando o Yancey aos milhares) está autorizada a disparar essa barbaridade, claro. Como sempre, está é querendo atenção e carinho (beijos, abraços, essas coisas). Onde ela mora não é muito fácil conseguir satisfazer esses desejos. É preciso longanimidade com ela, irmãos.

Anônimo disse...

Pava:

Caprichei na qualidade do Proseco na virada do ano mas parece que não adiantou nada. Ler tópicos como esse me viram o estômago mais que um porre de Sidra Cereser.

Anônimo disse...

O Yancey fala de uma igreja que não vive a prática do evangelho. Em seus livros dá exemplos claros de que isso é possível, como por exemplos as parábolas descritas por Jesus.
Há que se denunciar uma igreja que não pratica a palavra. O Yancey é um deles. Se fosse pelo testemunho de muitos pastores e crentes, confesso, não seria convertida ao Senhor pelo testemunho de homens. Ainda bem que, quem convence é o Espírito Santo.
Basta ler os livros do Yancey para encontrar exemplos maravilhosos de amor ao próximo. Por que ele deveria defender placa igreja? Até onde entendo, só Jesus salva. Contudo, tem gente que cuida mais de defender aos homens do que ao evangelho. Basta ler os noticiários, até tatuaram no próprio corpo nome de líderes de igreja para demonstrar solidariedade ao indefensável. Se é Deus quem defende a nossa causa, por que haveríamos de defender essa ou aquela denominação? Se pregam o evangelho nas igrejas é o que deve ser feito, não fazem mais do que a obrigação. Contudo, se escandalizam hão de prestar contas a Deus.

Anônimo disse...

Uma pergunta, cara. A foto da serpente do próximo post tem a ver com esta notícia? huashuashuahusa

Anônimo disse...

kkkkkkkk, tudo a ver. Eu acho! Se abrir o ventre de alguns membros da igreja o que será encontrado, hein?

Anônimo disse...

Sérgio, é por pensamentos assim que deixei de ser "um crente de verdade".
Não me pergunte no que me tornei, ainda não descobri e tenho a esperança que sobreviva a enorme lacuna que separa disso aí.

José Geleilate Neto - Zeca disse...

Acho que a Norma não deve gostar do apostolo Paulo, ele metia o pau nos cristãos nas suas cartas,Yancey e um dos grandes escritores cristão da atualidade

___Maio___ disse...

elienai

Sérgio, é por pensamentos assim que deixei de ser "um crente de verdade".
Não me pergunte no que me tornei, ainda não descobri e tenho a esperança que sobreviva a enorme lacuna que separa disso aí.

_________________

é assim que me sinto, e é assim que eu penso ...

Anônimo disse...

Vcs são patéticos. Comentários sexistas e machistas, e indigência intelecutal. Nojento.

Só gosta de Yancey quem nunca leu textos cristãos de verdade.

Goel.

MamaNunes disse...

Mas que doida???
Essa moça sabe ler????
Fico com o Lou..
l o n g a n i m i d a d e . . .

[:(

Anônimo disse...

É machista, falta de argumento dizer que ela não tem como satisfazer "esses desejos". O próprio Lou afirma qeu qdo ninguem comenta sobre os textos dele ela se sente "carente". Deve ser o efeito espelho, pra ele fazer esse comentário tosco, que não discute a questão, só ataca a pessoa. Conheço o trabalho e os livros do Andy Comiskey, e ele faz coisas boas e sérias, pra ajudar os que precisam e tem problemas na área sexual. Já o Manning e o Yancey...

Anônimo disse...

o lou fala cada coisa, o comentario dele devia estar na seção de humor. não pode ser sério.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

gente, estou por fora, nao li nenhum desses autores. vou ler!

Anônimo disse...

O que me desaponta é que tanto os que falam contra a Norma, quanto ela e os que a defendem, cometem um erro quando julgam as pessoas. Deus nos instruiu a julgar obras, mas nunca as pessoas. Falando mal de uma pessoa falamos mal de nós mesmos perante Deus (que conhece tudo), perante o diabo (que não perde a chance de nos acusar diante de Deus) e perante os homens (e que espécie de testemunho deixamos, quando nem sequer conseguimos estar em união e nem amparar os fracos ?).

Pra quem acha que eu acusei todo mundo, preste atenção e veja que eu falei sobre comportamento e atitudes (ou seja, os frutos) e não específicamente sobre pessoas. Deus mesmo é quem julga as pessoas.

Agora, quanto ao que a Norma e o Goel falaram, eu discordo deles. Se eu não gosto do estilo de um escritor, nem por isso ele é incrédulo, ímpio, ou qualquer outra coisa. Alguns escritores tem a vivência para falar o que dizem, e entendimento pra ousar falar o que muitos preferem ignorar ou não conseguem entender por causa da vivência diferente. Não cabe a nós julgar as pessoas, mas cabe estudar e ver se o que elas falam confere com o que a Bíblia ensina. Conforme o Zeca Geleilate disse, Paulo não passava a mão na cabeça dos cristãos porque eles eram salvos, e ainda avisa que para os cristãos o padrão esperado é muito mais alto do que o padrão que eles tinham antes de se converterem.

Se alguém discorda de mim, convido a ler: At. 17:10-11; Gl. 6:1; Jo. 15:12 com I Jo. 2:4 e I Jo 4:21; Ef. 4:1-6 e também Ef. 4:17-32.

Anônimo disse...

Quando se julga a Norma, se comete o mesmo erro dela.

Anônimo disse...

Queria ter lido o que a Norma escreveu, me disseram que ela mandou um recado aqui. Ela escreve sempre muito bem. O comentário foi apagado?

Anônimo disse...

adorei a do luiz. vamos condenar doutrinas falas. acontece q se vc ir na igreja x y e z e condenar as doutrinas falsas, só nao te mandam comer tomate cru, pq sao santos, mas aí eles te amaldicoam e, no maior linguajar gospel, te botam pra correr. nao sao todos, mas tem uns q pelo amor.... misericordia. hehehe.

Anônimo disse...

NORMA ENQUADRA-SE BEM NO COMBATE QUE O YANCEY,CAIO FABIO,RICARDO GONDIM,FAZEM DESSE TIPO DE PESSOAS QUE ESTAO NA IGREJA MAS NAO COMPREENDEM QUE EVANGELHO E MUITO MAIS QUE ACEITAR TODO O CONTEUDO POBRE QUE HOJE TEMOS NA ´´IGREJA´´ATUAL.PRECIZAMOS DESSAS VOZES FALANDO CADA VEZ MAIS ESSE DITANCIAMENTO DA ´´IGREJA´´DO EVANGELHO QUE JESUS PREGOU.ELA DEVERIA TER GUARDADO SEU INFELIZ COMENTARIO SO PARA ELA.AQUILINO.

Guilherme Arruda disse...

Engraçado, tantos comentários "lúcidos", criticando a pessoa por ser mulher ou por não ser uma vendedora de best-sellers (como se Chico Xavier não fosse um, por exemplo, o que não o autentica a nada); por falta de uma dose de álcool; ou mesmo por comentários estranhos escondidos na fácil alcunha de algum "anônimo".

Concordo com o que foi dito sobre criticar o que se diz, e não quem o disse, até porque, baseado em poucos escritos, não tería-se base para tanto.
Vamos a algumas perguntas padrão, básicas para averiguar a honestidade intelectual de quem supõe ser o texto digno de análise crítica:

1. qual o contexto do referido excerto? Sem saber a fonte ou link exato, como saber em que circunstância foram ditas tais palavras?

2. seja o Yancey (autor de "A Bíblia que Jesus lia", "O Jesus que eu nunca conheci", entre outros que li e tenho) ou o Gondim (cristão respeitado pregador) ou seja lá quem for, mesmo a Norma: algum deles é blindado a críticas?
Então posso criticar a Norma baseado num texto minúsculo e não o poderia em relação ao srs. Gondim e Yancey??

3. a autora foi convidada a participar do debate ou esta é apenas uma sessão inquisidora? - termo usado no 1o comentário.

4. Analisemos o texto, o contexto e a posição ideológica da pessoa, depois julguemos seu texto, como toda BOA exegese deve ser.

Francamente, não conheço ninguém deste blog nem a Norma, apenas fiquei triste com tantos comentários de pessoas que parecem ser crentes mas que têm se apressado a julgar sem analisar - parece o Sinédrio que Paulo enfrentava...

Abraços e paz a todos!

Anônimo disse...

Não conheço nada sobre esse autor. Acho que temos que meditar apenas na Bíblia e não se preocupar com filosofias vãs.
Quanto a Norma... No seu último post um gay deu uma aula de evangelho tão boa que a menina até retirou os comentários do seu blog huahuahuahuahua.
Eu sempre comento em anonimo, pois quando a norma invoca com alguém ela expulsa seus leitores do blog. Ou melhor expulsava. Mas mesmo asim eu gosto muito dela.

Anônimo disse...

Fiquei pasma com esse comentario de Norma Braga.
Ja le "Deus sabe que sofremos" do Yancey e agora estou lendo "Maravilhosa Graca". Estou me deliciando com o livro e realmente aprendendo a entender mais profundamente sobre a Graca de Jesus. Apesar de ter nascido num lar cristao, olivro tem me ajudado a entender e aplicar a Graca mais profundamente na minha vida, porque a sociedade crista evangelica brasileira cresceu com um ranso de legalismo e culpa gracas aqueles que nos evangelizaram e podaram a nossa cultura por considerarem a nossa pecaminosa.

Anônimo disse...

Yancey escreve de maneira simples, clara e direta. É voz relevante frente à uma tradição conservadora americana que acredita que o reino de Deus se limita a seus próprios muros e o Céu parece um grande acampamento PV, sem muçulmano, esquerdista ou gente feia. E não são os únicos que acreditam na salvação pela ortodoxia, o que é diferente de salvação por fé. Manning também é um autor ótimo. Tem muito crente traumatizado por aí que encontra conforto saudável nesses autores.
Seja como for, é muito deselegante colocar a Norma na inquisição, até porque esse tipo de atitude mancha qualquer discurso sobre amor e Graça.

Anônimo disse...

Li pouca coisa sobre esse tal de Yancey; realmente muitas de suas atitudes não estão de acordo com a Bíblia.
A Norma tem que aprender usar a palavra de Deus para justificar suas respostas, pois na Bíblia não existe contradição.
Ficar buscando respostas nos escritos de Olavo de Carvalho, René Girard ou até mesmo no estúpido do Julio Severo (nunca alguém me destratou tanto como esse homem) somente aumentará as contendas nos debates, isso não edifica a vida de ninguém.

Anônimo disse...

Crente de verdade reconhece erros e aponta, assim como Yancey faz. Acho que vc faz a crítica pela crítica. Acaso vc jáleu um pequeno livro de Yancey intitulado "Igreja, por que me importar?"
Yancey ama a igreja, mas detesta as hipocrisias e fundamentalismos baratos e, como disse alguém mais acima, alicerçados na direita americana do bom menino e, sem dúvida nenhuma (acrescento) na ideologia cancerígena do Destino Manifesto.
O que os americanos de direita conseguem fazer de melhor, e conscientemente, é igual aos fundamentalistas islâmicos: fazer guerra santa em nome de Deus.

Anônimo disse...

Fui ver a controvérsia com muito tempo de atraso. Pude ler também uma "explicação" da Norma.
Achei que pouco explicou. E em nada foi justificada.
Acho que a Norma generaliza com o Yancey. O entende mal, e, em muito, não o entende.
E é, em grande parte do que fala, infeliz. É infeliz nos termos e, na sua explicação, não consegue passar idéias.

Eric Brito
A descrição do contexto onde ela enxerga o Yancey é, ao meu ver, tendencioso.
A impressão que ela passa, me perdoe ela se eu estiver sendo rigoroso demais, é que é uma menina tentando mostrar que cresceu.
Ela vê em Yancey um veneno que bem pode ser semelhante ao que ela me aparenta ter também.

Anônimo disse...

Norma demonstrou grande discernimento. Recomendo o post "Entre muros" que no blog da mesma.

Em Cristo, Petrônio.

Eric Cunha disse...

"[Philip] Yancey é um dos grandes difamadores da igreja hoje".

Que bobagem! A igreja é "A" grande difamadora da Igreja hoje.

"Ele só tem veneno na boca contra os 'fundamentalistas'"

Os 'fundamentalistas' e os fundamentalistas têm veneno contra o Evangelho da Graça.

"Vive falando mal da igreja e deve ganhar dinheiro com isso".

O seu problema, Norma, é enxergar tão generalizadamente. Em minha leitura, referente a Igreja de Cristo, vejo o Yancey sendo parte dela e propagando-a - mesmo a despeito da anti-propaganda das desigrejas.

E quanto ao "deve ganha dinheiro com isso", deixo você mesma racionalizar esse julgamento sutilmente hipotético.

Eric

Eric Cunha disse...

Li o texto "Philip Yancey entre muros", da Norma Braga.

Esta menina é (ou se mostrou) muito vaidosa!



Eric Cunha disse...

"Um dia" - diz Norma Braga, "eu fui meio condescendente com certos pecados" (Em Philip Yancey entre muros)

Eu fico pensando em como ela se descreveria agora, e fico muito curioso em como ela respodenderia às seguintes perguntas:

- pecados de quem? seus próprios? dos outros?

- O que é não ter absolutamente condescendência com os pecados dos outros?

- O que é não ter absolutamente condescendência com os seus próprios pecados?

Blog Widget by LinkWithin