Desde o início desta semana, 28 fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) entraram na Justiça com ações individuais contra a Empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha de S.Paulo.
Apesar de os processos serem independentes -cada um tramita numa determinada cidade ou Estado-, todos os fiéis alegaram judicialmente terem se sentido ofendidos pela reportagem “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, publicada pela Folha em de 15 de dezembro.
Procurada pela reportagem desde anteontem, a Igreja Universal do Reino de Deus não se pronunciou. A reportagem telefonou nos dois dias e enviou e-mail com perguntas para o departamento jurídico da igreja, conforme indicação da assessora de imprensa. A reportagem é da jornalista Elvira Lobato, que também foi citada nas ações de indenização por danos morais.
No texto, a repórter relatou que, em 30 anos de existência, a Igreja Universal construiu um conglomerado empresarial em torno do grupo. Lobato informou que uma das empresas da Iurd, a Unimetro, está ligada à Cableinvest, registrada no paraíso fiscal da ilha de Jersey, no canal da Mancha.
“O elo aparece nos registros da empresa na Junta Comercial de São Paulo. Uma hipótese é que os dízimos dos fiéis sejam esquentados em paraísos fiscais”, informou a repórter.
fonte: Folha de S.Paulo [via Notas de Mauricio C. Serafim]
20.1.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário