O Google vai crescer ainda mais? Microsoft entra na briga este ano? Teremos mais anunciantes e com investimentos maiores? Confira as minhas previsões para o mercado de Search Engine Marketing no Brasil para 2008!
Para não ficar de fora, também vou dar uma de Mãe Dinah e seguir o exemplo dos meus colegas de blog. Arrisco algumas previsões para 2008 no mercado SEM!
1- As aquisições de empresas vão continuar com muito mais força, principalmente para as agências SEM.
2- Muito mais agências digitais vão levar uma surra em Search ao tentar abocanhar campanhas de links patrocinados e otimização de sites, assim como várias já fizeram até hoje e como aconteceu com o e-mail marketing no Brasil (hoje todo mundo faz, mas poucos fazem bem). Isso vai acabar gerando...
3- ...Mais fusões no mercado de marketing digital, criando agências e empresas de mídia online com maiores leques de produtos e serviços, inclusive SEM.
4- Surgirá uma nova onda de especialistas em SEM, resultando em várias novas empresas, disputando, como já disse Marcelo Sant’Iago, presidente da Midia Click, muitas vezes os mesmos anunciantes atuais que já têm agência SEM.
5- O Comitê de Search Engine Marketing do IAB Brasil vai ter muito mais trabalho esse ano (essa é fácil de prever). Essa previsão eu não posso errar, uma vez que o Comitê SEM está sob minha vice-presidência.
6- Microsoft vai entrar no mercado de Search com tudo. Já está oferecendo US$ 1,2 bilhão pela norueguesa Fast Search & Transfer, empresa de soluções de busca corporativa, concorrente do Google Search Appliance. Apesar disso, a Microsoft Brasil ainda não tem uma previsão para lançamento do AdCenter tupiniquim.
7- O Google vai crescer muito em faturamento (essa também é fácil), pois está muito mais focado em ganhar dinheiro com mídia do que em melhorar o algoritmo de busca. Isso vai começar a desencadear...
8- ... como o Alexandre Kavinski disse, a fortificação do movimento anti-Google. O público em geral é contra monopólios.
9- O mercado de publicidade online brasileiro vai faturar próximo dos R$ 800 milhões. Ainda nem saiu o resultado do Projeto Intermeios de 2007, no qual eu já arrisquei um valor de R$ 508 milhões. Será?!
10- O mercado de publicidade online representará, até o final de 2008, entre 4% e 4,6% dos investimentos totais em publicidade no Brasil. Atualmente representa 3,7%.
É isso gente, se eu acertar mais de 50% poderei abrir uma tenda na frente de casa e chamar o Fantástico!
Thiago Bacchin, no jornal Propaganda & Marketing.
21.1.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário