Às vezes o tormento não é o deixar passar, tampouco não enxergar os próximos passos do caminho. Cada vez fica mais claro que há uma séria condição de beleza roubada na vida, um céu visível e inatingível. É como um homem que admira uma mulher bela, de modo que esta deve permanecer intocada, ou mais, o toque faz sumir alguma coisa. Ou como um anjo que quando da aparição a um profeta ou a uma criança some quando tocado.
O Céu, enquanto Promessa também tem um pouco disso, parece que deve existir mais para ser sonhado do que encontrado. É por isso que o bom de ser criança é viver em sonhos. É bom brincar imaginando, não com brinquedos detalhados e prontos, mas com caixas de papelão que se tranformam em um universo.
A falta de compreensão da virtude que se encontra nessa "frustração" é muito comum. Pessoas que ainda não entenderam isso vivem atrás de coisas para tocar, belezas a serem sentidas. Ora, beleza deve ser contemplada e certas coisas são intocáveis. Mas nossa época ainda não entendeu, ainda estamos perdidos em uma espécie de vazio das almas, onde os sonhos pouco são vividos como tal.
Assim, sonhos ou estados de Graça são coisas que estão diante de nós e que em algum momento deixam-se diluir na medida em que caminhamos em suas direções. Algum sacrilégio acontece, alguma mancha surge na pintura, algo se perde. É como se nos esvaziássemos na medida em que tentamos encarnar. É como se isso fosse pecado original e processo de redenção simultaneamente. É euforia e frustração, dor e alegria.
É por isso que ausência não é falta, mas sim condição. É fatalidade humana. É aquela coisa que está lá, sabemos que está. Não podemos fazer nada quanto a isso, assim como não podemos fazer nada quando encontramos uma bela flor, além de admirá-la, e nada mais.
Viver e morrer afinal é isso. Vive-se esperando e sonhando que algo nos aconteça, até nos darmos conta, no nosso leito de morte, que alguma coisa desapereceu no caminho e nem percebemos como e quando. Assim, pecado leva à morte e sem esta não há redenção.
fonte: blog Os decadentes
27.1.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Valeu pelo post Pava!
fica na Graça
Claro, fique à vontade!
abraço!
Postar um comentário