4.2.08

O Rei está voltando

A Igreja Católica já protestou contra o uso da imagem do Cristo em Carnaval. Pode protestar o quanto quiser. Se a escola sair defendendo a crucificação como modo de resolver divergências, acho que é o caso de proibir a apologia da estupidez. Mas o Cristo não pertence à Igreja Católica. Pertence à história.

Quando um pastor neopentecostal chutou a imagem de Nossa Senhora, defendi que fosse em cana. Como acho que essa mesma seita deva ser processada quando demoniza as religiões de origem africana. Uma coisa é fazer o elogio da intolerância; outra, diferente, é expô-la, ainda que de forma estúpida.

Todos já me leram aqui combatendo as teses abortistas, a eutanásia e a pena capital. Acho que tudo isso compõe a chamada “cultura da morte”, muito comum em nosso tempo – quase sempre amparada em teses que chamam “científicas”. Mas nunca ninguém me viu e me verá a defender o que eu chamaria de “ação direta”: o esforço para silenciar os que pensam de modo diferente.

Sou duro, sim; não escondo jamais o que penso; prego a clareza; repudio estes tempos em que todos os gatos querem ser pardos. Não sou do tipo que concede com o que não concorda para ser simpático e, mais adiante, ganhar adeptos. Mas não tentem me pegar namorando com a censura, por mais nobres que sejam os objetivos.

trechinho retirado do blog do Reinaldo Azevedo. É sempre uma experiência interessante passar por lá. O destempero das brigas com leitores freqüentemente redunda numa baixaria que tipifica algumas campanhas que a revista-mãe empreende contra os "vilões da vez".

Como acontece em outros cantos do mundo virtual, o debate de idéias acaba descambando p/ agressões pessoais de truculência insana. Não vejo nenhum problema em comentários não-assinados em blogs e sites. No entanto, para alguns o "anonimato" é uma tentativa de expor (e purgar) seus sentimentos + perversos. Ledo (e ivo) engano.

Obsessivos de qq crenças são cha-a-tos (e xiitas). Cada vez que rep(r)isam seu "samba de uma nota só" têm os filtros eliminados e as entranhas cada vez + expostas. Como rolava na antigüidade, a prática facilita os vaticínios. Confiram o que um leitor escreveu p/ o tio Rei.

“DELINQUENTE INTELECTUAL. Você não passa disso. E PIOR. É CENSOR. Depois vem falar de estado de direito e democracia. VOCÊ É UM PERVESO, UM PULHA, E, PIOR: É VIADO: Afinal,com esse câncer terminal você nãO COME NEM JULIANA PAES. Agora, se pintar Gianechini, no desespero diante da morte,você dá (...) p/ ele. Não é mesmo?"

Depois de achincalhar prazerosamente o missivista anônimo, o colunista arrematou:

"Esses idiotas não sabem como se revelam: vejam como ele sugere a sujeição sexual e a morte num mesmo texto. Coisa de gente perigosa. Acredite, rapaz, “um outro mundo é possível”. Sexo, heterossexual ou homossexual, é manifestação de vida e de ventura. Esta vida que você vem buscar no meu blog, onde estão os meus leitores e comentadores, gente alegre e de bem."

Tristes tempos em que o número de inimigos parece inflar o orgulho e o ego de alguns...

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin