23.2.08

Os crentes são de onde?

Idéias têm consequências. Idéias erradas têm más consequências. Todos indivíduo tem, inevitavelmente, um conjunto de crenças. Essas crenças, justificadas ou não, se apóiam em outras crenças, as quais, por sua vez, se apóiam em outras, e assim sucessivamente, até que chegamos às chamadas crenças básicas - isso é, crenças que não se apóiam em outras, e que são, por assim dizer, "auto-evidentes".

Quando partimos de falsos pressupostos ou de errôneas interpretações sobre como o mundo externo deve ser, as crenças derivadas desses pressupostos ou interpretações podem ser nefastas para o indivíduo que as suporta. Uma dessas errôneas interpretações, e a que vamos abordar aqui neste texto, é do trecho bíblico que afirma que os cristãos "não são deste mundo".

Vamos demonstrar a que incoerências práticas pode levar uma errônea interpretação de um trecho bíblico, o qual age como pressuposto de várias de suas crenças sobre o mundo e sobre como ele deve nele agir.

Vamos partir então da experiência para demonstrar aquilo a que nos propomos. Acho que todos devem conhecer pelo menos um evangélico que não pode ouvir nenhum tipo de música que não seja "gospel" ou de "louvor e adoração", ou que não pode frequentar bares ou danceterias, ou que não pode ir a festas que não sejam de crianças, familiares ou sociais. Há até casos mais extremos, em que o evangélico não pode nem mesmo jogar futebol, usar bermudas (no caso dos homens) ou calças (no caso das mulheres).

Então, ao observar tudo isso, perguntamos: "Mas não pode por quê?". Resposta simplista: "Porque não somos deste mundo". Mas geralmente, quase sempre, a resposta é melhor elaborada do que isso (apesar de não menos errada), porque tenta-se encontrar versículos bíblicos que justifiquem a já estabelecida prática do não-pode. Mas essa prática já estabelecida tem suas raízes num ascetismo meio intra e meio extra-mundano, que por sua vez tem como pressuposto uma errônea interpretação do que significa não ser deste mundo.

trecho de Homens são de Marte, mulheres são de Vênus - mas os crentes são de onde? , texto do Glauber Ataide no blog do Grupo Kerygma.

Um comentário:

`:_(°)~ Mεnos έ Mąis ~(°)_:´ disse...

Uma coisa que aprendi após a conversão é que mesmo sendo bastante ignorante ainda, consigo pedir perdão, e hoje o perdão vai para o português, a língua, por favor Pavarini, substitua o texto porque os erros de português estão gritando muito, obrigada.

"Responderia esta indagação com outra: qual a sua busca?
Na Bíblia a palavra peregrino 18 ocorrências no VT, 3 no NT, caminhante 3 no VT e por incrível que pareça e apesar de Jesus ter caminhado por 3 anos por toda Jerusalém, Judéia e Samaria e do Apóstolo Paulo ter andado aproximadamente 3.000km, não ocorre esta palavra.
Enfim, o cristão é um caminhante que busca por uma pátria prometida, e esta seria um estado de alma onde vc encontra consigo mesmo diante da eternidade.
Não são todos os cristãos que tem um nível de ousadia como teve o Ap. Paulo em Atos 17 de ir ao Areópago pregar para os intelectuais, o Deus Desconhecido.
É mais ou menos como quando você está num ônibus lotado e no próximo
ponto não quer que o motorista pare, apesar de ter sido a última pessoa a entrar nele.
Os cristãos relaxam no centro de suas vontades, como está escrito:
“são atraídos e engodados por suas próprias cobiças”. Não todos.
Com relação a ouvir som do mundão, não tenho mais vontade de ouvir glorificação ao sexo, drogas e dor de, com todo o respeito, "corno",
apesar de algumas exceções, encontrei outros sons de cristãos com mesmo nível de aprimoramento, e o melhor de tudo, questionamentos iguais.
Vejo o louvor como uma fórmula de meditação, limpeza de alma e adoração, por isso, não quero ouvir sons do mundo, mas ouço High School Musical, é legal, um som inocente e dançante do mundão.
Somos peregrinos tentando entender nosso papel aqui e sendo tratados para influenciar o mundo.
Esse blog é uma ferramenta muito legal para isso.
Concordo com o Tiago ali de cima, Parabéns Pavarini."

Blog Widget by LinkWithin