26.2.08

Os Jack Welches e Michael Dells dos tempos bíblicos

Liderança. Basta entrar em uma livraria, acessar um site de compras online ou abrir uma revista semanal na seção dos livros mais vendidos que esta palavra, escrita com todas as letras ou implícita no título, está lá. Autores e mais autores ao redor do mundo já contextualizam liderança nos mais inusitados ambientes.

Há 2.500 anos, Sun Tzu ao tratar das estratégias bélicas dos guerreiros orientais no clássico “A Arte da Guerra” já chamava a atenção para a importância do papel dos líderes na realização de um objetivo. Depois dele, vieram muitos outros, cada um buscando oferecer ao leitor uma abordagem nova da tão almejada liderança, entre eles James Hunt com o best-seller “O Monge e o Executivo”, Noel Tichy, em “O Motor da Liderança” e Stephen Coven, em “O 8º Hábito”.

Mas o que é ser um líder? Para Peter Drucker, uma das autoridades máximas quando o assunto é estratégia, liderança é a fonte de energia que leva à criação de algo que não existia.
Ainda sobre o papel de um líder, o professor Sergio Nery, em seu curso de Habilidades Gerenciais na FAAP afirma: “Os líderes têm autoridade conquistada. Eles guiam, orientam, influenciam e conduzem a equipe, promovendo mudanças e apontando direções”. Nery vai além, apontando as diferenças entre os chefes e os verdadeiros líderes dentro do mundo corporativo

Para Paul Hersey e Kenneth Blanchard, criadores do método “Situational Leadership”, que diz que as pessoas devem ter diferentes tipos de liderança de acordo com a situação: “Liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação”.

Em seu livro 21 Minutos de Poder na Vida de Um Líder, publicado em português pela editora Thomas Nelson Brasil, John Maxwell, especialista em treinamento de líderes do mundo com mais de doze milhões de livros vendidos, aborda o tão atual tema liderança sob uma ótica diferente. Neste livro, os líderes pesquisados e discutidos não são Jack Welch e seu case de sucesso na GE, nem tão pouco Michael Dell, da Dell Computers. Neste livro os líderes são personagens como Saul, Josué e Calebe.

Maxwell escreveu sobre liderança tendo como panode fundo a Bíblia e os seus grandes líderes. “Ao examinar a vida dos grandes líderes da Bíblia, podemos aprender mais sobre liderança e aplicar os princípios que aprendemos em nossa vida diária”, explica ele na introdução do livro. As referências à Bíblia percorrem a obra de Maxwell do princípio ao fim, por isso, é recomendado que os leitores tenham um exemplar em mãos para ser usado como leitura de apoio – em muitos capítulos ele recomenda a leitura de alguns salmos.

Segundo os editores, “21 Minutos de Poder na Vida de Um Líder” propõe 21 lições a serem completadas ao longo de 21 semanas. Cada lição tem cinco capítulos, nos quais são ensinados conceitos de liderança extraídos a partir do perfil, do histórico e de fatos vividos por personagens da Bíblia, de Abraão, passando por Moisés e Davi, até chegar aos apóstolos de Cristo.

Ao fim do último capítulo de cada lição, o autor propõe um roteiro de perguntas para reflexão sobre o aspecto da liderança estudado. Em seguida, convida o leitor a identificar em sua personalidade as características relacionadas ao aspecto abordado – sejam elas positivas ou negativas. Finalmente, Maxwell dá dicas sobre como o leitor pode se superar para corrigir seus defeitos e ampliar suas virtudes, na busca por tornar-se um líder mais eficiente.

E se você gostou das idéias de Maxwell sobre liderança, pode ouvir mais orientações do guru pessoalmente. Ele estará no Brasil no próximo dia 28 para ministrar a conferência O Segredo do Líder 360º, que deverá reunir cerca de mil empresários na Amcham, localizada na zona Sul de São Paulo.

fonte: Convergência Digital
,
colaboração: Rodney Eloy

2 comentários:

Anônimo disse...

Sobre aqueles que "lideram"...Fico com as palavras de Jesus em Lucas 22:24 E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.
25 E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.
26 Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.
27 Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.

Anônimo disse...

gente, isso que Jesus falou está sendo mega editado nas new churchs...

Blog Widget by LinkWithin