25.2.08

A praga dos gafanhotos

"A igreja Ide por Todo o Mundo está ampliando sua equipe de missionários. É essencial que os interessados tenham disponibilidade imediata para mudar de cidade. Despesas de mudança e o aluguel da residência no primeiro ano serão cobertos. Os candidatos não precisam ser cristãos, pois receberão treinamento adequado para desempenhar suas atividades ministeriais. Interessados devem enviar currículo para a Caixa Postal 666, Cep 10.171-171."

O mundo evangélico anda cheio de bizarrices mas o anúncio acima felizmente é fictício. Ao menos por enquanto. Contudo, há outros fatos estranhos no meio do rebanho que são vistos com normalidade.

Após visitar centenas de livrarias cristãs em todo o país, optei por iniciar os treinamentos pedindo que as pessoas citassem uma frase de um livro que leram recentemente. O constrangimento se repetia em todos os lugares. Para diminuir o desconforto, passei a dar a opção de citar um versículo bíblico caso a pessoa não “se lembrasse” do trecho de um livro. Nunca ouvi tantas vezes na minha vida “O Senhor é meu pastor” e “Tudo posso naquele que me fortalece”.

O empreendedor escolhe com cuidado o ponto que vai alugar para abrir a loja. Verifica se há transporte público na região, firma convênio com estacionamentos próximos e visita os pastores das comunidades próximas. Seleciona os produtos com cuidado, afinal está investindo uma parcela significativa do que conseguiu amealhar após vários anos de trabalho. Na hora de escolher os instrumentos de multiplicação dos recursos, simplesmente pede indicações aos amigos e coloca em risco todo o projeto que planejou.

Da mesma forma que a tarefa de pregar o evangelho não pode ser confiada a incrédulos, comercializar livros não pode ser incumbência de quem não gosta de ler. Não há treinamento que seja capaz de suprir a falta desse hábito essencial. Orar diariamente com a equipe pedindo que Deus não considere o despreparo de todos e prospere os negócios é tão eficaz quanto a prece de estudantes que não estudaram o ano todo e recorrem aos céus antes dos exames.

Nos últimos anos, os gafanhotos descritos pelo profeta Joel ganharam notoriedade. Mesmo com embasamento teológico questionável, os insetos passaram a simbolizar tudo o que pode destruir a vida financeira. Se usarmos essa figura recorrente, é possível afirmar que as livrarias cristãs são um ambiente propício para a reprodução deles. Da mesma forma que apenas dez gafanhotos podem destruir uma mangueira em pouco tempo, alguns funcionários recrutados com displicência e que não recebem treinamento são capazes de destruir o patrimônio conquistado com muito suor.

Segundo estatísticas, o governo brasileiro gasta anualmente cerca de um milhão de dólares em inseticidas químicos para evitar uma praga de gafanhotos. Dentro das livrarias o combate sai bem mais em conta. Seleção criteriosa da equipe, treinamento constante e facilidade de acesso aos livros já proporcionará condições adequadas para ampliar o faturamento da loja.
Funcionários e consumidores serão beneficiados com a expansão dos negócios e, no fim das contas, os bons resultados serão a mais perfeita tradução da bênção de Deus. “Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição” (Deuteronômio 11.26 – NVI).

texto meu que será publicado na próxima edição do Catálogo MW.

12 comentários:

Neemias Rodrigues disse...

Olá, brother
Uma honra receber sua visita. Obrigado pelo link. Texto muito bom. Grande verdade!

Marco Alcantara disse...

Bem-vindo para a selva da prosperidade a qualquer custo.

Que Deus nos salve dos seus seguidores.

Leny Brito disse...

Achei interessante essa sua visão do texto de Joel.
São "detalhes" tão corriqueiros que infelizmente, nos acomodamos a eles. E nessa "ingenuidade" só nos resta buscarmos a solução dos céus...

Abraços

Anônimo disse...

no shopping do povo, do lado da igreja do rr soares, eles eliminaram os vendedores. vc tem que se virar sozinho.
o bom é que livros classicos muitas vezes sao descartados pelo publico da livraria e sao vendidos por preco de banana.
pq lá tem muito cd, dvd, caderninho, fitinha, poucas biblias (muitas de uma versao king james) e muitos autores famosos do mundo pentecostal, q muitas vezes viajam, desculpa pela franqueza, mas é verdade.

Anônimo disse...

acho que o pavarini poderia ajudar as megas livrarias a classificar livros, pois elas não sabem o que significa cristianismo, aí vc vai na área do cristianismo e econtra coisas bizarras, resumindo, vc não acha quase nada e tmb não leva.
mas aí é que fica interessante o papel das livrarias cristas, q podem suprir essa carencia das grandes lojas.

Pavarini disse...

Putz, ultimamente é + fácil encontrar bizarrices em algumas livrarias cristãs... =]

Sério agora. A rotatividade nas grandes redes é menor que nas livrarias cristãs e, na média, o nível escolar tb é + alto. Traduzindo: qq treinamento já proporcionaria bons resultados e facilitaria a vida dos consumidores. Vida difícil, muuuuito difícil!

roberto serpa disse...

Caro Pavarini, parabéns pelo artigo Praga dos gafanhotos.
Todavia,credito parte da inapetência pela leitura à alguns Pastores, que invés de estimular seus futuros discípulos, prega que Deus não obseva sua cultura, sim, seu coração e que quando forem chamados a transmitir uma palavra para a igreja, o Espirito Santo de Deus falará por ele.
Em nossa igreja tem vários jovens que me dizem: eu não gosto de ler. Só leio a bíblia de vez em quando....
Por isso, o parabenizo pelo artigo, comunicando-lhe que engajei nessa sua batalha e como primeira ação, estou imprimindo seu artigo e colocando-o no quadro de avisos da igreja. Após essa ação, vou orar para que os irmãos leiam-no.
Roberto Serpa - Milano - Itália

Anônimo disse...

Olâ Chará...
Realmente é verdade...Trabalhei dez anos em uma Livraria Evangélica e pude sentir de perto o quanto o povo cristão ( e não só os atendentes de livrarias) não lê.
Posso dizer que até hoje minha média de leitura é de 3 a 5 livros por mês.
O que me incomoda também é quando você lê a LISTA DOS MAIS VENDIDOS e SÃO SEMPRE OS MESMOS (Mananciais no Deserto, Um Vida com Propósitos, Há Poder em Suas Palavras, Bom Dia Espírito Santo, Caçadores de Deus, etc). Fico me perguntando por que não aparecem outros livros? Será que não são indicados? Será que o povo só fica nisso a vida toda?
Ah...Quantos livros excelentes temos! Mas, pelo fato dos próprios vendedores não os lerem...eles ficam "empoeirados" nas estantes e os clientes precisam aprender a "garimpar" para encontrar novos tesouros na literatura evangélica.
Tem muita bobagem sendo lançada, mas olha...TEM MUITO LIVRO BOM QUE AINDA É "UM AMIGO DESCONHECIDO" PARA MUITA GENTE.

Anônimo disse...

Está faltando a revista Carta Capital na sua enquete e ela é a melhor das revistas semanais atualmente.

Pavarini disse...

Infelizmente não é possível incluir + alternativas c/ a enquete em andamento.

Não vou esquecer na próxima c/ tema semelhante.

Anônimo disse...

A leitura de modo secular é um grande desafio para muitas gentes; principalmente para aqueles que se dizem anunciadores das Boas-Novas do SENHOR JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS, SÁBIO, PODEROSO, REI, JUIZ DOS VIVOS E DOS MORTOS e, por ELE foi criado todas as coisas, visíveis e invísiveis, é tanto conhecimento que não se pode calcular nem chegar a esse acesso. Veja como fala a sabedoria em PV. 8:10-13. "Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e disponho de conhecimentos e de conselhos. O temor do SENHOR consiste em aborrecer a arrogância, o mau caminho, e a bôca pervesa, eu os aborreço.
E ainda em Isaias 29:10-13. Porque o SENHOR derramou sobre vós o espírito de profundo sono, e fechou os vossas olhos, que são os profetas, e vendou as vossas cabeças, que são os videntes. Toda a visão já se vos tornou como as palavras dum livro selado, que se dá ao que sabelê, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Nâo posso, porque está selado; e dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Não sei ler. O SENHOR disse: Visto que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu.
Veja Pavarini, que na Bíblia tem uma proposta para as pessoas de terem o cuidado de ler, conhecer, ser sábio, deixar a preguiça. Como dizem alguns: "O Espírito Santo fala por mim. Ele vai ensinar o que devo ler e falar." Ora, tenho presenciado muitos pregadores (os espertos, garbosos...) a truncarem a leitura da Bíblia, leitura péssima, sem entendimento para os ouvintes, uma palavra que não tem pronúncia no comêço e tambem no fim. Haja paciência com tanto descaso com a Palavra do SENHOR JESUS CRISTO, O PODEROSO FILHO DE DEUS. Estas gentes, evangélicos genuíno, estão precisando urgentemente dos ensinamentos Bíblicos e também secular. Veja há até ministérios que proibem a EBD. Pode? Aí, termino com esta lembrança: O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu, te rejeitarei diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oseias 4:6
Acesse o meu blog: http://www.missoes-tiagonascimento.blogspot.com

Reinaldo de Almeida disse...

Acho melhor trocar o termo Livraria evangélica por Lixaria evangélica.
Como os best-sellers são sempre os mesmos livros ridiculos, aqueles bons autores acabam ficando da prateleira por um preço mais barato! Quem é bom garimpeiro acaba encontrando pepitas de ou ro neste lugares!

Blog Widget by LinkWithin