Um projeto de lei do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), 26, propõe que a caveira, símbolo do Bope (Batalhão de Operações Especiais), e o uniforme preto do batalhão se tornem patrimônios culturais do Rio de Janeiro. A proposta ainda terá que passar por pelo menos duas comissões para chegar à votação no plenário da Assembléia Legislativa -o que não tem prazo para ocorrer.
Bolsonaro diz que fez o projeto "movido pela tropa". Segundo o deputado, a idéia não foi dele, mas de integrantes do Bope que se sentiam ameaçados com a informação de que a farda mudará de cor e com o boato de que o símbolo da caveira será substituído.
"Foi um pedido que chegou até a mim, principalmente de praças do Bope. Eles não querem perder essa mística. Isso não é construído da noite para o dia. A farda preta significa muito para eles. Isso mexe com o ego deles."
O subcomandante do Bope, Major René, disse que o tema ainda não foi discutido pelo comando, embora tudo que seja para valorizar o Bope "seja bom". Ele disse que o novo uniforme do Bope, camuflado, está sendo pensado por questões técnicas e que o uniforme preto não será abandonado. Quanto ao símbolo da caveira, que significa "vitória sobre a morte e às adversidades", disse que não há plano de mudanças.
"As tradições estão mantidas. A gente não altera nada. A não ser que seja uma decisão do comando da PM, mas há outras prioridades na área da segurança. O dia que o Rio estiver sem problemas, a gente pensa nisso", afirmou.
Tropa de Elite
O cineasta José Padilha, diretor do filme "Tropa de Elite", vencedor do Urso de Ouro em Berlim, recebeu com risos a notícia do projeto de lei. Ele disse que repudia a proposta e que gostaria que os deputados do Rio se preocupassem com problemas mais relevantes. "Eu acho que o símbolo do Bope representa bem o que ele é. Afirmar o símbolo como patrimônio cultural é aceitar a derrota da segurança pública", declarou.
fonte: Folha de S.Paulo
Vitória s/ a morte e s/ as adversidades? Logo aparece um pastor esperto p/ lançar a campanha "As 7 caveiras da vitória"...
20.2.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Inspirou-me até um post ehehe. Muito bom!
Postar um comentário