Quais são os erros mais cometidos por profissionais durante a carreira?
Falta de comprometimento, de respeito, distração. Essas são apenas algumas das mais freqüentes gafes cometidas na trajetória profissional. Muitos não conseguem encarar a carreira como uma parte importante da vida, talvez uma das mais delicadas e vulneráveis. Por isso acabam tendo atitudes que prejudicam o desenvolvimento e o sucesso profissional.
Apesar de passar cerca de oito horas por dia no trabalho, ao lado de pessoas que acabam se tornando próximas com o tempo, o profissional não pode enxergar a empresa e o ambiente corporativo como a extensãode casa - da mesma forma que é preciso ter um limite na relação com os colegas dentro desse ambiente.
Falar é muito fácil, mas a prática é diferente. É próprio do ser humano se envolver, e é assim que começam as fofocas, as caras feias, a intolerância. Resultado: estagnação da carreira, demissão.
Tomar como exemplo experiências de outras pessoas pode ajudar a fazer com que você não caia nos mesmos erros ou, pelo menos, passe a se policiar para não cometê-los. Pensando nisso, conversamos com o consultor de carreira Renato Waberski, da Thomas Case & Associados,que enumerou os nove erros mais cometidos por profissionais durante acarreira:
1. Falta de atualização: acomodação, não investir em pontos importantes como formação e idiomas e deixar de ampliar a própria rede de relacionamentos;
2. Falta de comprometimento e iniciativa: falta de interesse em áreas distintas da que atua;
3. Falar mal da empresa e do chefe: ainda mais grave quando o comentário é feito diante de fornecedores e clientes;
4. Gastar tempo ao telefone em assuntos pessoais: deixar de cumprir as tarefas por não saber dividir o pessoal do profissional;
5. Faltar com o respeito: fumar perto de quem não gosta;
6. Passar para a frente informações confidenciais: gravíssimo, principalmente se essas informações chegarem até a concorrência;
7. Distração: esquecer constantemente o que lhe é pedido;
8. Não desenvolver um bom relacionamento interpessoal: criar um clima ruim dentro da empresa;
9. Fazer comentários sobre as pessoas: falar sobre o comportamento oua vida pessoal de colegas de trabalho e, até mesmo, da chefia.
fonte: Catho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário