17.3.08

Behavioral target

O futuro é agora. Descubra por que 13% do budget on-line americano é usado nesta disciplinaEstamos passando por um momento de grande expectativa na internet brasileira, que acaba de crescer 45% em 2007, frente aos 9% apresentados como taxa média de todo o mercado.

Anunciantes e agências têm descoberto novas maneiras de apresentar produtos e serviços aos clientes, de maneira cada vez mais objetiva e eficaz. Para tanto, o mercado percorreu uma grande caminhada digital, passando por ondas como Rich Media, gestão de mídia online através dos já conhecidos Adservers, Search Marketing, Second life, Web 2.0 muito bem representada pelas comunidades sociais.

Embora já seja realidade em mercados mais maduros, surfaremos muito em breve por novas ondas tecnológicas, através da IPTV, Moblie Marketing e não menos importante o Behavioral Target. Em bom português, conhecido no Brasil por Target Comportamental, o conceito de Behavioral Target, em minha opinião, é a publicação de anúncios display (banners) ou textos em veículos de comunicação (portais), através de ferramentas de ad servers de última geração, que permitem selecionar e publicar anúncios relevantes aos usuários, através da análise de dados comportamentais já coletados.

Através de várias leituras e conceitos, minha visão é que Behavioral Targeting é a habilidade de entregar mensagens contextualizadas aos usuários durante sua navegação na web. Para que essa afirmação seja verdadeira, é fundamental a utilização de ferramentas avançadas de entrega publicitária, que podem ser geridas pelos próprios anunciantes em suas campanhas publicitárias ou pelos próprios veículos (portais/redes/sites), oferecendo possibilidades de entrega de propaganda contextualizada, baseada nos interesses e necessidades dos usuários, devidamente registradas por ferramentas de Ad Servers. Vejamos, a seguir, algumas formas de se fazer Behavioral Target.

O Behavioral Targeting veio pra ficar. Não se trata de mais uma onda passageira. De acordo com pesquisas realizadas no priemiro semestre de 2007, apenas nos EUA o investimento previsto para 2011 será da ordem de U$ 3,8 bilhões. Atualmente, 13% do investimento em mídia digital já utiliza Behavioral Targeting.

Elcio Santos, no jornal Propaganda & Marketing.

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