24.3.08

Blogando em Cuba

HAVANA, Cuba - Os blogs, as lojas virtuais e os debates online são mundos subterrâneos para a maioria dos cubanos em decorrência das restrições oficiais para o acesso à internet, mas são ambientes que chegam à rede na medida em que a pressão é reduzida e a popularidade da Grande Rede aumenta.

A cultura dos blogs se alastrou em um curto espaço de tempo graças a um limitado grupo de estudantes, fãs de informática, artistas, jornalistas e dissidentes que possuem conexão. Seus diários virtuais se transformaram em fóruns alternativos para usuários que querem falar desde política até poesia, mas sempre em torno do mesmo tema: Cuba.

Ainda que haja variações entre os blogs cubanos, a internet em Cuba se fortalece em torno de um universo bastante limitado, com ligações e referências em comum, críticas políticas e temas da atualidade, como acontece com o popular "Generación Y", que reproduz notícias de meios oficiais.

O diretório de blogs de jornalistas, mantido pela União de Jornalistas de Cuba, lista mais de 100 diários virtuais e páginas pessoais, sendo que vários deles não identificam fontes e os autores, quase sempre, não se identificam claramente. Uma das novidades é o "Potro Salvaje" ( www.desdecuba.com/potro/ ), um site de autores anônimos sobre o "espinhoso tema internet em Cuba" e cujos criadores prometem falar sobre "censuras, filtros e páginas bloqueadas".

O portal convida "blogueiros, fãs de informática, jornalistas, hackers e até censores" a usar o espaço para "ler, descarregar softwares e debater", e oferece uma lista de páginas cujo acesso é censurado em Cuba, além de uma série de softwares capaz de desbloqueá-las e "truques" informáticos de todo o tipo.

O acesso livre à internet a partir de residências é proibido pelo governo de Cuba e somente alguns profissionais, fundamentalmente ligados aos campos de educação, cultura e saúde têm permissão para se conectar.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin