14.3.08

Conselhos para sobreviver ao mundo gospel

O mundo gospel se torna cada dia mais patético; distante do protestantismo; em rota de colisão com o cristianismo apostólico; transformado numa gozação perigosa; adoecendo e enlouquecendo milhares que são moídos numa engrenagem que condena a um duplo inferno.

Não consigo responder a todas as mensagens que entopem minha caixa postal. Milhares pedem socorro. Eu precisaria ter uma equipe de especialistas, todos me ajudando a atender os que me perguntam: “ a maldição do pastor vai pegar mesmo?”; “é preciso aceitar as patadas que recebo do púlpito?”; “em nome da evangelização, devo aturar esses sermões ralos?”.

Realmente não dá mais. A grande mídia propaga o que há de pior entre os evangélicos com petição de dinheiro, venda de “Bíblias fantásticas”, milagres no atacado e simplismos hermenêuticos. As bobagens alcançaram níveis intoleráveis.

O que fazer? Tenho algumas idéias.

Aconselho que os crentes parem de consumir produtos evangélicos por um tempo. Não compre CD de música ou de pregação - inclusive os meus. Deixe os livros evangélicos encalharem nas prateleiras - idem, para os meus. Depois que baixar a poeira do prejuízo, ficará notória a diferença entre os que fazem missão e os que só negociam.

Não vá a congressos - inclusive o que eu promovo. Passe ao largo dos "louvorzões". Não sintonize o rádio. Boicote todos os programas na televisão. Não comente, nem critique, a pregação de pastores, bispos, evangelistas e apóstolos. Afaste-se! Silencie! Desintoxique mente, alma e espírito da linguagem, pressupostos e lógicas da "teologia da prosperidade". Volte a ler a Bíblia sem nenhum comentário de rodapé. Alimente seu interior em pequenos grupos. Reúna-se com gente de bom senso.

Estanque seus dízimos e ofertas imediatamente. Repense com absoluta isenção onde vai dar dinheiro. Mas prepare-se; no instante em que diminuírem as entradas, os lobos vestidos de pastor subirão o tom das intimidações. Não tenha medo. Faça essa simples auditoria antes de investir o seu suor em qualquer igreja ou ministério:
  • Quanto tempo é gasto no culto para pedir dinheiro?
  • A hora do ofertório vem acompanhada de uma linguagem com “maldição, gafanhoto ou licença legal para ataques do diabo”?
  • Prometem-se “prosperidade, colheita abundante, bênção, riqueza”, para os que forem fiéis?
  • Existe alguma suspeita na administração dos recursos arrecadados? – Lembre-se que há dois níveis de integridade: o ético e o contábil. Não basta manter os livros em ordem; o dinheiro também só pode ser gasto no que foi arrecadado.

Se a resposta para alguma dessas perguntas for sim, ninguém deve se sentir culpado quando não der oferta.

Só haverá arrependimento no dia em que os auditórios se esvaziarem junto com uma crise financeira - o monumental ufanismo evangélico precisa deflacionar.

Concordo, ninguém agüenta o jeito como as coisas estão.

Soli Deo Gloria.

Ricardo Gondim

colaboração: Eliã Marcos Caetano

2 comentários:

Anônimo disse...

O Ricardo é uma mente sã no meio de um mundo "crente" perdido.

Pena não ter mais alguns milhares de Gondins espalhados por aí pra tentar explicar de maneira óbvia a zona que os falsos pregadores montam diariamente...

Recentemente deparei-me com uma cena no mínimo fria e calculista pra não dizer outras coisas mais feias). Estava na AD Bom Retiro, um "pregador" da Quadrangular "de num sei onde". Ao passo que o show particular que o cidadão envolveu o povo, ele se sentia cada vez mais entusiasmado com sua apresentação pra lá de animada.

O tema envolvia, como "nada de costume", grana, prosperidade, facilidades, benção sem fim, saúde e outras coisas lindas que nos soam sempre tão bem, pois é o sonho comum de todos os seres normais, ou alguém que não deseja tudo de bom pra sua própria vida é normal?

Pois bem, depois de muito, mas muito falar sobre ser abençoado e ser fiel a Deus, ser abençoado para ser fiel, ser abençoado somente sendo fiel, quase como um mantra louco que deixou quase todos em transe, com medo de não conseguir alcançar tal objetivo pelo simples fato de não ser fiel, ou seja, como se Deus fosse um ser egoísta, do tipo: toma lá da cá...

Pediu para que todos se colocassem de pé, pegasse no bolso a maior nota de dinheiro e botasse na mão e levantasse, pois aquilo não iria faltar na sua carteira durante todo esse ano de 2008. Após a oração, o cidadão, para minha não surpresa, pediu para somente os corajosos assumirem o papel de vitoriosos e fiéis, darem aquela nota para a igreja... Dispensa comentários e saí da igreja em questão e nunca mais voltei. Esse episódio foi em janeiro e seria uma série de "eventos" relacionados ao tema. Saí pensando no tanto de inocentes, fracos, que não conseguiram ver a carinha falsa desse lobo louco para arrancar dinheiro de forma simples, usar a necessidade do povo de ter bençãos, como se tudo dependesse do que você dá, se não der, certamente você será um desgraçado, na visão deles...

É isso!

Rodolfo Ortiz

Volney Faustini disse...

Voce Rodolfo, assim como o Gondim, o Pava e tantos outros, fazem parte da Resist�ncia - s� e achada.

Por isso voce tem que nos informar onde est� seu blog. Se voce ainda n�o tem um, est� na hora de come�ar (passou at� ...).

E continue assim soltando sua voz e suas percep�es. O seu compartilhar vai nos fazer muito bem e ajudar a levar sanidade e salva�o, encontro e reavivamento.

A revolu�o est� se multiplicando!

Blog Widget by LinkWithin