24.3.08

Max(well) responde (2)

A edição de março de Época NEGÓCIOS trouxe perguntas que você, leitor, fez ao especialista em liderança John Maxwell. Veja aqui questões inéditas respondidas por ele, que é apontado pela Leadership Gurus International como o mais influente guru de liderança do planeta.

1. Acompanhamos o aparecimento de vários livros que tratam do tema liderança, boa parte deles inspirados em regras e tendências do mercado corporativo norte-americano ou europeu. Existe um padrão mundial de liderança ou temos que respeitar as diferenças culturais e a diversidade de cada país para uma análise mais consistente?
Marcos Gurgel/ São Paulo, SP

É preciso respeitar sempre as diferenças culturais e o ambiente dos países. Já viajei pelo mundo e percebi que os países têm características únicas. Isso não é um problema para os líderes, que se adaptam a essas diferenças. A razão pela qual escrevi o livro As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança é porque vi que algumas leis funcionavam em todos os países, não importa a cultura ou o ambiente do país. É por isso que esse livro fez tanto sucesso. Fiz palestras baseadas nesse livro em mais de 60 países e essas leis eram entendidas em todos eles. É claro que existem diferenças culturais, mas algumas leis passam por cima dessas diferenças.

2. O mundo vive uma crise de lideranças ou ainda temos bons líderes?
Márcio Alexandre da Silva/ São Paulo, SP

A gente sempre vive uma crise de lideranças. Todos os países vivem esse problema. E digo isso porque nunca fui a uma empresa ou país que afirmou ter muitos bons líderes. Eles sempre deixaram bem claro que precisavam de mais e melhores. Acredito que sempre houve uma crise de liderança. Também acredito que quando uma empresa ou um país enfrenta esse tipo de problema abre-se a oportunidade para pessoas com potencial de liderança de aparecer.

3. Como despertar dentro de uma equipe o espírito de liderança?
Rafael Andreoli M. Saes/ Marília, SP

Um dos grandes princípios da motivação é que as pessoas fazem o que as pessoas vêem. Isso significa que se elas vêem bons líderes elas aprendem a ser líderes. Por outro lado, quando existe um vácuo de liderança, existe um problema na formação de novos líderes. É possível desenvolver uma cultura de liderança quando existem grandes líderes. Eles servem de exemplo para formação.

4. Quais as questões cruciais para o verdadeiro exercício da liderança no mundo globalizado?
Sergio Borges/São José dos Campos, SP

O mais importante é a integridade. Não importa onde você está, a primeira coisa que uma pessoa quer saber é: "posso confiar nesse líder? Ela é uma pessoa de caráter?" Se você pode confiar num líder, vai sentar com ele, aprender suas lições. Se não se pode confiar, o diálogo e o consenso são impossíveis. Costumo dizer para líderes do mundo todo que a primeira coisa que eles precisam ser é confiáveis.

5. Estimular a busca por melhor qualidade de vida dos funcionários também é atributo de um grande líder empresarial?
Elizabeth Oliveira/ Navegantes, SC

O bom líder se importa muito com os seus comandados. As pessoas não se importam com o quanto você sabe até descobrirem quanto você se importa. Para seguir, as pessoas precisam saber que um líder se importa com o seu bem estar.

fonte: Época Negócios

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin