Rei do Marrocos perdoa 'fanfarrão' do Facebook
Engenheiro havia criado perfil falso do irmão do rei na rede social.Depois de ser condenado a três anos de prisão, internauta recebeu o 'perdão real'.
Ele foi condenado no dia 22 de fevereiro a três anos de prisão e obrigado a pagar multa equivalente a US$ 1,4 mil. O crime? Ter criado na rede social Facebook um perfil falso do príncipe Moulay Rachid, irmão do rei do Marrocos, Mohammed VI.
Fouad Mourtada, engenheiro de computação de 27 anos, foi solto na noite de terça (18), segundo seu advogado Ali Ammar, depois de receber o "perdão real". Durante o julgamento, Mourtada havia reforçado que não teve intenções de prejudicar a realeza. "Foi só uma piada, eu sou inocente", disse ele, acrescentando que admirava a família real.
O grupo Repórteres sem Fronteiras comemorou a decisão, mas com ressalvas. "Nós lamentamos que a libertação seja conseqüência de um perdão real e não de um julgamento justo", diz comunicado no site da entidade.
No dia 1º de março, cerca de 150 ativistas dos direitos humanos e estudantes de engenharia organizaram um protesto contra a prisão de Mourtada. A Anistia Internacional demonstrou estar chocada, e disse que a sentença era desproporcional à ofensa.
Fonte: G1
20.3.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário