Um templo centenário, pertencente à Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, desabou no último domingo, no Centro de São Manuel (69 quilômetros de Bauru). Presbíteros da Igreja atribuem o acidente às obras de uma empreiteira no terreno ao lado, que teria retirado o muro de proteção e comprometido a estrutura do prédio.
“Ele (o templo) ia completar 107 anos de fundação em novembro deste ano”, lamenta o presbítero Daniel Viera dos Santos. A Igreja fica na rua Epitácio Pessoa, 518, cerca de 150 metros do centro financeiro de São Manuel.
De acordo com o presbítero, em fevereiro deste ano a empreiteira teria cometido a imprudência de retirar o muro de arrimo do templo, o que teria causado danos à estrutura do prédio. “Jamais deixaria um barranco sem muro de arrimo por mais de um mês”, diz. “Ocorreram algumas chuvas aqui em São Manuel. A mais forte foi no sábado à noite. Mas já tinha caído o muro de arrimo, tinha desbarrancado”, comenta Santos.
Segundo ele, começaram a aparecer trincas na parede, obrigando-os a evacuar o prédio com medo de desabamento. “Desmoronou o barranco de terra, trincou a Igreja e nós tivemos tempo, no sábado último, de desmontar tudo, tirar os papéis e arquivos da história da igreja. Tiramos os bancos, instrumentos musicais e esvaziamos o local”, detalha.
No dia seguinte, no domingo de Páscoa, os temores do presbítero se confirmaram e o templo desabou às 10h15. “Os pedreiros da construtora estavam tentando fazer escora. Na hora que caiu, por sorte, ele desmoronou na vertical e não causou nenhum dano aos pedreiros que estavam lá”, relata.
Santos conta que, por muito pouco, funcionários do Instituto de Criminalística de Botucatu não foram vítimas do desabamento. “Eles haviam marcado para fazer a perícia exatamente às 10h do domingo. Sorte que a perícia chegou atrasada, às 10h30, senão teria desabado a Igreja com o pessoal da perícia lá dentro”, detalha.
fonte: Jornal da Cidade de Bauru
,
colaboração: Mauricio Boehme
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
As autoridades da cidade não tomaram nenhuma providência até agora com relação ao templo da IPI em São Manoel. A Igreja também não pode mexer em nada no local porque o mesmo está sob tutela judicial, já se passaram três anos.
Hilton/Bauru
Postar um comentário