29.4.08

Dossiê acadêmico: blogs


1) A produção escrita em língua inglesa nas interfaces papel e blog

Tese de Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, defendida por Elisabeth Pacheco Lomba Kozilkoski na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Este trabalho teve por objetivos (1) identificar as representações de alunos do ensino médio sobre o ato de escrever em papel e no blog, e (2) descrever e interpretar o fenômeno da produção escrita em língua inglesa nas interfaces papel e blog, tendo como foco aulas regulares de língua inglesa, ministradas no ensino médio.

Clique aqui para ir ao texto completo


2) A imprensa na era Weblog

Tese de Mestrado em Comunicação Social, defendida por Diana Maria de Moura Barbosa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Os weblogs, páginas pessoais de acesso gratuito para postagem de texto na internet, surgiram em 1999 e chamaram a atenção do público a partir de 2000, ganhando força depois da divulgação, em alguns blogs, dos episódios do 11 de Setembro, nos Estados Unidos. Desde então, só tem crescido a adesão a esse tipo de ferramenta digital. Seu sucesso parece estar relacionado tanto a fatores tecnológicos quanto culturais ou, mais provavelmente, aos dois aspectos conjugados, acelerando o processo de abertura do pólo de emissão comunicacional, que deixou de ser ocupado exclusivamente por uns poucos detentores de canais midiáticos convencionais e passou para a mão de internautas comuns, cidadãos sem vínculos institucionais com os grandes meios de comunicação.

Clique aqui para ir ao texto completo


3) Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da internet


Tese de Doutorado em Linguística, defendida por Fabiana Cristina Komesu na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP


Encarando a relação entre o público e o privado como um jogo enunciativo que se evidencia nos blogs, comumente chamados de "diários íntimos da internet", este trabalho tem como objetivo investigar a dimensão lingüístico-discursiva constitutiva da atividade do escrevente nesse gênero do discurso. Para tanto, fundamenta-se na hipótese de que a escrita dos blogs emerge em meio a condições de produção do discurso que possibilitam práticas sociais de exposição pública da intimidade como narrativas sobre cotidiano e histórias pessoais no espaço de interação da internet.

Clique aqui para ir ao texto completo

4) Diário íntimo e/ou blog: o mesmo e o diferente na cultura do ciberespaço


Tese de Mestrado em Letras, defendida por Simone de Mello de Oliveira na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Este trabalho aborda as mudanças que as novas tecnologias estão proporcionando à sociedade; neste caso, especificamente, as tecnologias da linguagem em sua relação com a escrita. Nesse sentido, problematizou a relação discurso e sociedade sob o ponto de vista das práticas discursivas, sendo estas analisadas em um novo espaço social e urbano, o ciberespaço, no qual se alojam os blogs. O autor procurou compreender como tais blogs funcionam em sua discursividade e como produzem sentido lingüística, histórica e ideologicamente.

Clique aqui para ir ao texto completo 1
Clique aqui para ir ao texto completo 2
Clique aqui para ir ao texto completo 3

5) Outras práticas, outras narrativas: jornalismo em transformação nos blogs jornalísticos


Tese de Mestrado em Comunicação Social, defendida por Larissa de Morais Ribeiro Mendes na Pontíficia Univesidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Este trabalho procura refletir sobre a crise do jornalismo contemporâneo à luz de uma possível fonte de renovação da prática, os blogs jornalísticos. Tal crise é vista como desdobramento de uma problemática mais ampla, a crise da modernidade, que coloca em xeque valores fundantes do jornalismo como o próprio conceito deverdade. A popularização da Internet, já perto da virada do século XX para o XXI,intensifica a crise em curso, mas ao mesmo tempo cria, por meio da tecnologia, outras formas de interação com o leitor e dissemina possibilidades narrativas antes excluídasdo gênero jornalístico.

Clique aqui para ir ao texto completo

6) Internetês: abreviaturas e outras estratégias de escrita


Tese de Mestrado em Letras, defendida por Tiago da Silva Ribeiro na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Novos ambientes e novas ferramentas para a escrita, particularmente em sistemas computacionais de comunicação síncrona, como chats, fazem surgir novas formas de abreviação. Neste trabalho, procurou-se mostrar que, apesar de as abreviaturas sempre terem sido utilizadas em manuscritos, seja para poupar tempo ou esforços, novas mídias trazem novas questões para o fenômeno de abreviação de palavras.

Clique aqui para ir ao texto completo


7) A interpessoalidade em blogs sob a perspecita sistêmico-funcional

Tese de Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, defendida por Marly Caroline Moreira-Ferreira na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

O objetivo deste trabalho é analisar os elementos interpessoais presentes em blogs, bem como caracterizar a maneira como ocorre a interação entre blogueiros e usuários, uma vez que, com o advento da Internet, diversos gêneros passaram a circular no mundo virtual e torna-se necessário compreender como estes se caracterizam. O corpus de estudo compõe-se de sete blogs, todos escritos em língua portuguesa, nos quais foram analisados 251 relatos (posts) e 5.521 comentários (comments) veiculados nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2005, totalizando 215.926 palavras. Utilizou-se a Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985, 1994) e demais seguidores (Eggins, 1994, Thompson, 1996, dentre outros) para a análise da metafunção interpessoal, de forma a caracterizar a interação entre blogueiro e os usuários que acessam seu blog, para uma maior compreensão de como ocorre essa troca comunicacional no universo virtual.

Clique aqui para ir ao texto completo

8) As redes sociais on-line nos Blogs e sua relação com a comunicação


Tese de Mestrado em Comunicação, defendida por Cleber Matos de Morais na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Este trabalho objetiva analisar como as redes sociais on-line presentes nos blogs podem estabelecer relações de mídia para a comunicação. Substitui-se o conceito de comunidades virtuais pelo de redes sociais on-line, pois estas podem representar melhor os agrupamentos sociais que acontecem na Internet. Foi escolhida a abordagem de mídia de McLuhan para entender o impacto da modificação no meio para a comunicação, pois esta visão se concentra no impacto que a modificação de um meio causa na cognição dos seres humanos. O objeto de estudo selecionado como mídia foi a ferramenta de blog. Como amostra da análise, foram escolhidos seis temas comuns na Internet e, a partir destes, foi definido um blog que o representasse.

Clique aqui para ir ao texto completo

9) Weblog e jornalismo: os casos de No Mínimo Weblog e Observatório da Imprensa


Tese de Mestrado em Jornalismo, defendida por Artur Vasconcellos Araújo na Universidade de São Paulo - USP

Este trabalho é uma pesquisa sobre o weblog e a forma com que empresas jornalísticas utilizam-no. O autor empreendeu um exame histórico e etimológico para conhecer esse conceito de página de hipertexto, assim como procuramos encontrar convergências entre as duas formas. Nesse sentido buscou-se, no teor polissêmico do blog, as acepções confluentes, constatando o uso mais freqüente como coluna, principalmente na forma de digesto.

Clique aqui para ir ao texto completo

2 comentários:

Ricardo [DIVERSITÀ] disse...

Vc acaba de me descolar 09 referencias bibliografias fantásticas para minha monografia.

muito, muito grato!

abraço's

Anônimo disse...

po, onde vc acha isso??????????

Blog Widget by LinkWithin