25.4.08

Influência suicida

Quem recorrer à internet em busca de informações sobre suicídio deve tomar cuidado: há mais sites que encorajam o ato do que aqueles que tentam dissuadi-lo e oferecem apoio.

A conclusão é de estudo feito por pesquisadores das universidades de Bristol, Manchester e Oxford, no Reino Unido, e publicado no British Medical Journal.

Trabalhos anteriores apontaram a influência, no comportamento do suicida, de reportagens publicadas pela imprensa e da abordagem feita por programas de televisão sobre o assunto, especialmente a respeito de métodos usados, mas pouco se sabia sobre o impacto da internet.

Os cientistas britânicos realizaram diversas buscas na tentativa de replicar o uso típico de um indivíduo que procurasse pelo tema suicídio na internet. Foram utilizados quatro serviços de busca populares: Google, Yahoo, MSN e Ask.

Em seguida, os autores empregaram 12 diferentes termos e analisaram os dez primeiros sites retornados por cada uma das ferramentas de busca. Do total de 480 sites, um pouco menos da metade trazia informações sobre métodos usados em suicídios.

Desses sites com informações, 90 eram de sites dedicados principalmente ao suicídio, sendo que metade deles, segundo os autores, “encorajava, promovia ou facilitava” o ato. Dos 480 sites, 43 continham relatos de métodos usados em suicídios e discutiam prós e contras de cada um deles, sendo que dois deles retratavam o suicído como se fosse moda.
Foram encontrados ainda 12 salas de bate-papo ou fóruns de discussão que abordavam métodos usados em suicídios. Do total de sites, 62 (13%) estavam centrados na prevenção e apoio e 59 (12%) desencorajavam o ato.

Os pesquisadores verificaram que quase todos os sites dedicados ao suicídio forneciam informações sobre métodos. Mas o mesmo tipo de informação foi encontrado em um quinto das páginas de apoio e prevenção, em 55% dos sites de pesquisa e de organizações que lidam com o tema e na totalidade dos textos publicados sobre o assunto em serviços noticiosos.

Os três sites (Alt Suicide Holliday, Satan Service e Suicide Methods) mais populares eram os mesmos com a maior quantidade de informações a favor do suicídio, entre as quais métodos, velocidade, exatidão e até mesmo a quantidade de dor esperada em cada uma das alternativas.

Para tentar diminuir o possível efeito danoso dos sites que advogam o suicídio, os autores do estudo sugerem a auto-regulação dos provedores de internet e o uso, pelos pais, de programas que filtrem páginas de internet.
Entretanto, destacam que “qualquer tentativa de controlar a promoção do suicídio precisa levar em consideração o equilíbrio entre liberdade de expressão, a proteção ao público e a natureza global da internet”.

O artigo Suicide and the internet, de Lucy Biddle e outros, pode ser lido por assinantes do BMJ em www.bmj.com.

Um comentário:

Anônimo disse...

estava tentando me suicidar quando deparei-me com este blog, foi minha salvaçao

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