Papagaios falam. Aprendem a repetir palavras, frases e até acantar e contar piadas. Há quem acredite que eles saibam ler, sóporque tiram bilhetinhos da gaveta do realejo. Mas duvido que vocêpeça conselhos ao bichinho.
O papagaio pode fazer tudo, menos se comunicar, a não ser comoutro papagaio. Digo comunicar no sentido de saber o que você estádizendo e ele repetindo. É fácil provar isso. Acaso seu papagaioriu da primeira vez que você contou a piada que ele decorou?
Para alguns, comunicar-se é saber falar e escrever, mas isso nãobasta. Visite meia dúzia de sites corporativos e clique nadeclaração de "Missão, Visão e Valores" da empresa, e depois peçapara algum colaborador explicar aquilo. Quer se divertir? Peça aopresidente ou ao diretor.
Em algumas empresas é gasto mais tempo para escolher a moldura doque a declaração, e às vezes a direção nem participa do processo.Pedem para o Júnior encontrar alguma frase bonita no Google.
Toda empresa precisa ter uma história para contar. Esqueça o anode fundação e a foto do bisavô de bigodão. Sua história é aquiloque cria um elo de comunicação e relacionamento envolvendocolaboradores, clientes, fornecedores, acionistas e comunidade.
Você gosta de histórias sem emoção? Se não evocar emoções não éhistória, é relatório. Sem histórias não há comunicação, e semcomunicação não existe história. Nossa civilização foi costuradacom histórias contadas ao redor da fogueira.
Pode observar: os melhores comunicadores em uma empresa são os quecontam as melhores histórias de si mesmos, dos produtos e daempresa, e cativam. Ouvi dizer que o projeto original de Brasílianão tinha calçadas, só grama. As calçadas seriam feitas sobre astrilhas que as pessoas deixassem.
É assim que funciona, descubra aqueles que deixam trilhaspositivas e compartilhe isso com todos. Comunicação não é o que aempresa diz aos funcionários e ao mercado, mas o que ela ouvedessas fontes também. Essa é a comunicação que vai funcionar, quevai criar um discurso homogêneo, e não algumas palavras bonitastiradas daquela página grudada do Aurélio.
Até bandidos sabem disso. Eles combinam rapidamente que históriavão contar, antes da polícia chegar. Por isso a polícia costumaseparar a quadrilha e pedir detalhes para cada um, e é aí que aporca torce o rabo. É bom começar a estimular a conversação em suaequipe, ou a polícia do mercado vai descobrir contradições. Isso écomunicação interna ou externa? Vamos ver.
Imagine o cenário: sua função é fazer um furo numa chapa e passarpara o colega com instruções do parafuso que vai ali. Isso écomunicação. Siga essa chapa e ela vai chegar como torradeira nasmãos da dona Maria. Em que ponto do processo você colocaria odivisor de águas? Onde a comunicação deixou de ser interna para serexterna?
Ah! No ponto em que a torradeira saiu da empresa! Tá, até parece.Aí a dona Maria vê no Orkut que tem um tal de Júnior que trabalhana masmorra daquela fábrica, na seção sem comunicação com opúblico, e manda um recado perguntando da torradeira. Ele, que seacha um pão, não vai deixar de responder, e acaba queimando a marca.
É melhor ensinar sua turma a traduzir seu negócio, sua marca e seuproduto, e criar um ambiente de comunicação corporativa, que é asoma de todos os significados que transitam dentro e fora daempresa. Porque a tecnologia está transformando cada Júnior de suaequipe em um relações públicas.
Muitos médicos costumam ter dificuldades para se comunicar com seusclientes por não saberem traduzir. Antes a gente culpava a letra,mas agora que a receita sai da impressora, a gente viu que é gregomesmo. Alguns pensam que seu paciente fala o mesmo idioma. Não fala.
Um deles contou do problema de se comunicar com um paciente.Depois de escrever uma receita de uma pomada para a micose que ovelhinho tinha no braço, deu a ele o papel com a instrução:
- Passe isso no braço duas vezes ao dia e volte daqui a um mês.
Uma semana depois o paciente estava de volta e, mostrando areceita toda suja e gasta, pediu:
- Doutor, faz outra aí que esta não durou nem uma semana.
Mario Persona é escritor, palestrante e consultor de comunicação e marketing.
14.4.08
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