De “O Nome da Rosa” ao “O Código Da Vinci” verdade, mentira, autoritarismo e individualismo na disseminação da informação
Artigo científico escrito por Patrícia Zeni Marchiori para a Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Apresenta uma leitura de dois best sellers contemporâneos sob o ponto de vista da disseminação da informação. Discutem-se os conceitos de verdade, a busca da verdade, o acesso à informação, as motivações e critérios individuais que se sobrepõem à necessidade, validação e uso da informação. Considerando-se que o universo pessoal representa a fronteira do entendimento e da aceitação da informação como verdade, pelo menos três dimensões concorrem para o acesso à informação, e são afetadas pelas novas tecnologias.Tais tecnologias respaldam uma nova ordem de comunicação, cuja tendência crescente é a de transferir a responsabilidade plena sobre o processo de busca e uso da informação para o consumidor, acarretando leituras não convencionais sobre critérios de qualidade da informação e o surgimento de uma nova categoria de direitos civis: o direito intelectual.
Um comentário:
gostei, o artigo me surpreendeu.
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