O fenômeno das redes sociais, como blogs e comunidades virtuais, cresce de forma tão intensa no Brasil que se tornou até material para um nova pesquisa do Ibope//NetRatings. O estudo mostra que em maio de 2008, por exemplo, 18,5 milhões de pessoas navegaram em sites de comunidades.
O volume de pessoas trafegando por esses endereços virtuais tem causado preocupação para as empresas, que temem ter suas marcas malfaladas na rede - muitas companhias até contratam serviços de empresas especializadas em monitorar a imagem de seus produtos em blogs e sites afins. Segundo o levantamento do Ibope, "campanhas on-line partindo de blogs ou outras redes sociais podem ter um impacto 500 vezes maior do que se partissem dos sites das próprias empresas".
Para a indústria automobilística - foco do "relatório-piloto" divulgado pelo Ibope ontem - ter um comentário de um produto em uma rede social pode estimular a compra como pode, também, causar estragos. A pesquisa descobriu que "94,1% dos usuários que visitam os sites das montadoras freqüentam comunidades, ou seja, uma ação das montadoras poderia ser rapidamente contraposta pelos membros da comunidade."
Saber qual é o comportamento dos consumidores em redes sociais - como o popular Orkut, por exemplo - se torna cada vez mais vital já que a internet tem ocupado um papel importante na decisão de compra do consumidor. É na web que ele compara preços e pesquisa opiniões sobre determinado produto ou marca.
fonte: Valor Econômico
colaboração: Marília Cesar
20.6.08
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Um comentário:
A religião institucionalizada - mesmo a do tipo gospel e evangélica (mesmo as seguidoras de Calvino), que também se cuidem a exemplo das corporations.
E se cuide todo aquele que não perceber que as vozes do povo - podem até não ser a dos céus - mas que vão dar trabalho ... vão!
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