8.6.08

Sou virgem. Nasci em agosto.

Para alguns a maior honra de um cristão é casar virgem. E a pergunta maior, o ápice de toda comunidade cristã no orkut é “se é pecado fazer sexo antes do casamento”. E eu respondo, não! Não existe casamento sem sexo pode até existir sexo sem casamento.

Poderíamos entender o casamento como união espontânea entre pessoas, em afeto, diante de Deus e com perspectivas de que de certo. Todo cerimonial que se criou através do casamento é cultural e em outros pontos é cabível dentro da formalidade da lei.

Existe também o conceito religioso que é uma criação muito posterior da Igreja Católica. O casamento sempre foi um ato consensual que somente no século XII se tornou um ato solene através da religião.Para Chauí, o casamento é transferido da casa paterna para a Igreja (primeiro à porta; depois para dentro) “garantindo o controle eclesiástico sobre a sociedade”.

O casamento jurídico, especificamente, tem ou não existido na história dos povos. Para Chauí “Somente com a consolidação das revoluções burguesas, com aquilo que alguns designam como o ‘desencantamento do mundo’ (isto é, a perda do poderio religioso católico-romano sobre a sociedade) e com o advento do Estado moderno, o casamento passou a ser cerimônia civil, sob o controle do Estado”.

O conceito é de que o sexo traz união matrimonial e entrelaça normalmente na expectativa de uma vida amorosa e outros conceitos são adjetivos, importantes sim dentro das comodidades individuais e necessárias, mas não essenciais.

A prática religiosa contemporânea, contudo, e infelizmente, parece ter invertido essa escala de importância. Tornando aquilo que era espontâneo em formal e dando um impacto de importância no cerimonial, além do mais começamos a casar de “papel passado” e o amor, a responsabilidade e a qualidade dos relacionamentos ficaram em último plano.

Com isso para eliminarmos um “papel passado” criamos outros papéis para nos livrar do primeiro papel (desquite e depois divórcio).

O casamento neste ponto acaba se tornando uma garantia. O amor poderia ser essa garantia e não o papel, mas as pessoas ainda não amadureceram para depositarem tanta confiança assim no amor e preferem exaltar o sentimento de posse através do contrato e juramento solene dentro da sua religião para satisfazer moralmente a sociedade.

“A certidão de casamento em si não constitui o casamento. A certidão de casamento para o inconsciente do homem sexualmente tímido nada mais é do que uma permissão para manter relações sexuais”. (Reich)

Se a bíblia é padrão moral e ético para muitos então vamos colocar Adão como um homem de fato sem pais que não assinou contrato, que não fez nenhum pacto entre famílias. Adão simplesmente não fez nada. Eva era a parte que faltava de Adão, aquela que o completava e isso aconteceu através do matrimonio.

Por que Deus se incomoda tanto, ou seja, considera um grande pecado pessoas que se amam verdadeiramente fazerem sexo?
Por que, para Deus, é mais importante o registro formal de casamento do que o amor, no tocante à liberação da prática sexual?
Por que a formalidade em um casamento sem amor é mais válida por causa de um papel?
E um relacionamento livre com amor e sexo bom é pecaminoso?

Isso não faz sentido. Paulo em I Coríntios 7.2 diz: "Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido". Palavras de Paulo...'se não podem conter-se, casem. pq é melhor casar do que abrasar-se'

Se você vê na carta aos coríntios, Paulo deixa claro que está falando de SEXO COM PROSTITUTAS e não sexo sem papel assinado ou benção pastoral... "Acaso pode um membro de Cristo juntar-se com uma prostituta?” É uma das questões centrais dele na epístola”.
Abrasar-se = prostituição, sexo com prostitutas.

Corinto era uma cidade portuária, famosa também pela prostituição feminina e masculina.Basta ler a epístola inteira pra se entender o contexto. Não precisa ser o mega-blaster-supra-supremo teólogo para entender as recomendações de Paulo. É só querer entender.

Separando o que é doença e não pecado, sexo é bom e ainda mais quando é feito por amor. Não quero dogmatizar o que é ou o que não é pecado por que isso é ruim. Existem casos e casos e o erro não está em um ato isolado, mas está na motivação em que se pratica tal ato. O erro não nasce nos órgãos sexuais e nem é preciso repudiá-los. Todo erro sai do próprio intento do individuo. E motivações pessoais não dão para regulamentar com listinhas do que é pecado e do que não é pecado.

Contudo não quero dizer que se você transar terá um compromisso eterno e inflexível com alguém. Tudo que for feito, em comum acordo, onde pessoas não fiquem magoadas e se houver mágoa que haja no mínimo a busca de um entendimento. E no demais, sexo é bom eu recomendo, ainda mais quando é livre não do compromisso, mas da obrigação de ter um compromisso. Muitas vezes o compromisso é conseqüência de uma relação.

Como diria a raposa ao pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."

Marco Finito, no blog Lion of Zion.

4 comentários:

Dede Pamplona disse...

Eu entendi o que o autor quis dizer, porém naum concordei. O autor meio q deu uma viajada na definição de abrasar. Olha a definição(http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx)

abrasar | v. tr.
abrasar

v. tr.,
pôr em brasa;

queimar;

devastar;

fig.,
entusiasmar, exaltar.

No versículo citado, quando se fala em abrasar, não se diz prostituição ou sexo com prostitutas, mas quanto ao namoro avançado. dizendo q é melhor casar do que ficar "avançando" nos limites do namoro. Com todo respeito, o artigo foi meio equivocado.

Aquele abraço e fique com DEUS

Dede Pamplona

Pavarini disse...

Dede querido,

É importante que esse tipo de discussão aconteça às claras.

Vlw a contribuição!

Big abraço

Dede Pamplona disse...

Isso ai meu caro Pavarini, da mesma forma que se utilizam de "interpretações" bíblicas em favor dos oportunistas da fé, se utilizam também destes ardis para promover a libertinagem no meio cristão. Não sou um extremista religioso, mas sou contra a banalização e descrédito dos princípios cristãos.

Aquele abraço e fique com DEUS

Anônimo disse...

gente, esse texto mais confunde q esclarece.

Blog Widget by LinkWithin