As 48 Leis do Poder
Segundo Robert Greene and Joost Elffers.
Lei Nº 1
Nunca brilhe mais do que o mestre
Faça com os que estão acima de você sintam-se sempre confortavelmente superiores. Eu seu desejo de agradá-los ou impressioná-los, não vá longe demais na exibição dos seus talentos, ou poderá conseguir o contrário: inspirar medo e insegurança. Faça seus mestres parecerem mais brilhantes do que são e você atingirá os píncaros do poder.
Lei Nº 2
Nunca coloque muita confiança nos amigos, aprenda a usar os inimigos
Seja cauteloso com os amigos – eles irão traí-lo com facilidade, por serem estimulados à inveja, e tornam-se também mimados e autoritários. Contrate um antigo inimigo e ele se mostrará mais leal do que um amigo, porque tem mais a provar. Na verdade você tem mais a temer dos amigos do que dos inimigos. Se não tem inimigos, encontre um jeito de obtê-los.
Lei Nº 3
Oculte suas intenções
Mantenha os outros no escuro e em desvantagem, jamais revelando o propósito por trás das suas ações. Se as pessoas não souberem o que você pretende fazer, não terão como preparar uma defesa. Guie-os longe o bastante por um caminho falso, envolva-os numa cortina de fumaça, e quando perceberem suas verdadeiras intenções será tarde demais.
Lei Nº 4
Sempre diga menos do que o necessário
Quando tenta impressionar as pessoas com palavras, quanto mais você diz, mais trivial você se parece e menos no controle você está. Mesmo quando for dizer algo banal, ficará parecendo original se você o fizer de forma vaga, indefinida, indecifrável. Gente poderosa impressiona e intimida dizendo menos. Quanto mais você fala, mais provável se torna que acabe dizendo algo de que pode se arrepender.
Lei Nº 5
Praticamente tudo depende da reputação: guarde-a com a vida
A reputação é a pedra angular do poder. Usando reputação apenas, você consegue intimidar e vencer. Porém basta um deslize para que você se torne vulnerável e possa ser atacado por todos os lados. Mantenha sua reputação inexpugnável. Fique continuamente alerta contra ataques potenciais e elimine as ameaças antes que se tornem realidade. Ao mesmo tempo, aprenda a destruir os seus inimigos abrindo brechas nas reputações deles. Depois fique de lado e deixe que sejam queimados pela opinião pública.
Lei Nº 6
Busque atenção a qualquer custo
Todas as coisas são julgadas pela aparência; o que não é visto simplesmente não conta. Portanto jamais se permita deixar perder na multidão ou cair no esquecimento. Destaque-se. Seja visível a qualquer custo. Torne-se um ímã de atenção parecendo maior, mais exuberante e mais misterioso do que as massas insípidas e tímidas.
Lei Nº 7
Faça com que os outros trabalhem por você, mas fique sempre com o crédito
Use a sabedoria, o conhecimento e o trabalho de campo de outras pessoas para fazer avançar a sua causa. Essa assistência não fará apenas com que você economize valiosos tempo e energia, mas conferirá a você uma aura sobrenatural de eficiência e agilidade. No final seus assistentes serão esquecidos e você será lembrado. Nunca faça você mesmo o que outros podem fazer por você.
Lei Nº 8
Faça os outros virem até você – se necessário use uma isca
Quando força a outra pessoa à iniciativa, é você quem fica no controle. É sempre melhor fazer com que seu oponente venha até você, abandonando no processo os seus próprios planos. Seduza-os com ganhos fabulosos e em seguida ataque. Você é quem dará as cartas.
Lei Nº 9
Vença através de ações, nunca de argumentos
Qualquer triunfo que você obtém através de argumentação é na verdade temporário e ilusório. O ressentimento e a má vontade que você inspirou se mostrarão mais fortes e duradouros do que qualquer mudança momentânea de opinião. É coisa muito mais poderosa fazer com que os outros concordem com você pelas suas ações, sem proferir uma palavra. Demonstre, não explique.
Lei Nº 10
Infecção: evite os infelizes e os sem sorte
É possível morrer da miséria alheia: estados emocionais são como uma doença infecciosa. Você pode achar que está ajudando a outra pessoa a não afundar, mas está apenas precipitando a sua própria ruína. O infeliz por vezes atrai o infortúnio sobre si mesmo, e irá atraí-lo também sobre você. Associe-se, em vez disso, a gente feliz e afortunada.
leia as outras "orientações" no blog A Bacia das Almas.
28.7.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Li as 48 leis este ano... Altamente recomendado!
deus me livre!!!!!!! uma vez ouvi uma versao adaptada gospel da lei 10, imediatamente filtrei a mensagem e vi que nao tem nada a ver com o evangelho de Jesus, q manda q amemos todos inclusive nossos inimigos. essa leis sao verdadeiras e a longo prazo levam a morte. vemos centenas de pessoas seguinto, obtendo poder e dinheiro e vivendo na miseria. inclusive muitos cristaos seguem essas coisas ridiculas. e anti-cristas.
esses dias eu ouvi na rede gospel um tal CULTO DA CURA INTERIOR, imaginei q era cura interior, e a mulher só falava dos laços com macumba, jogos etc etc etc. q delirio!!!! ela esqueceu de falar de td, do pecado, de td, tenha do....
Postar um comentário